quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Quim e o futuro da época

Quim esteve nas bocas do mundo, na semana passada. O guarda-redes do Benfica culminou uma sequência menos feliz de jogos na selecção e no Benfica com uma exibição desastrosa frente ao Vitória de Setúbal na Luz.
Não foi só o resultado (2-2) a deprimir os benfiquistas. Com esse empate, o Benfica perdia uma oportunidade de ouro de ascender ao primeiro lugar do campeonato, mais de três anos depois. Para agravar a situação, o segundo golo, ao cair do pano, foi um daqueles frangos monumentais que nem o próprio Quim deve conseguir explicar.
Os dias posteriores ao jogo devem ter sido terríveis para o guarda-redes do Benfica. Fui dos que defendi, desde a primeira hora, que Moreira devia ir para a baliza, no jogo seguinte, com o Marítimo, no Funchal – um dos jogos mais complicados do campeonato.
Quique escondeu a decisão até ao último momento, e fez bem. E depois tomou a decisão mais acertada, com a escolha de Moreira, como se confirmou. Isso não quer dizer que Quim, que não ficou no banco dos suplentes, deva ser crucificado. Nem pensar.
Convém dizer que Quim nunca foi um bem-amado na Luz, mas o carácter e a personalidade do antigo guarda-redes e capitão do Sporting de Braga permitiu-lhe ascender, por mérito próprio ao lugar de nº 1 do Benfica e da Selecção.
Quim também nunca teve boa imprensa. Talvez a sua falta de carisma, a sua excessiva discrição, o seu temperamento moderado, de homem de poucas falas e muito reservado, nunca tenha ajudado a cimentar uma estreita relação com os “media”.
Seja como for, repito, Quim não deve ser crucificado, e se muitos tentam prejudicar o Benfica através da “execução pública” do nosso guarda-redes, os benfiquistas devem estar atentos e unidos na defesa de Quim.
É por isso que esteve bem Quique Flores, ao sair em defesa de Quim e ao protegê-lo da voragem daqueles que o querem já “morto e enterrado”. Estou certo que é da maneira como o treinador e o grupo de trabalho souber preservar, proteger e defender Quim, nesta fase difícil da sua carreira, que se pode jogar muito do futuro da época.
O balneário tem de estar blindado, os jogadores têm de ser solidários, o treinador não pode isolar ninguém. Só assim se cria espírito de corpo, de união e de solidariedade. É reconfortante ver que o grupo de trabalho está a seguir nesta direcção. E aqui, o papel de Rui Costa é, mais uma vez, decisivo.

3 comentários:

  1. depois do que Quique afirmou o Quim ainda vai jogar pelo Benfica este ano....

    O Benfica ganhou muitos pontos e jogos á pala do Quim e tu e eu sabemos isso muito bem...

    Espero é que jogue o Moreira em Matosinhos...

    Saudações Gloriosas
    CDAG

    ResponderEliminar
  2. Sobre o futebol português
    http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2008/12/um-post-longo-sobre-oportunidade.html

    ResponderEliminar
  3. Quim não está bem, psicologicamente. E quando assim é, um jogador deve ser substituido, seja ele atacante, defesa, médio ou Guarda-Redes.

    Quique não queima ninguém, mas já mostrou ao plantel, que todos podem ser titulares. E quem está melhor, deve ser titular.

    Mas se tira a titularidade a uns e dá a outros, Quique também sabe que tem que proteger todos e as declarações de ontem foram de um gentleman!

    Comparem com Paulo Bento e as suas bocas à Stojkovic e Vukcevic? Ou a forma como Helton foi afastado da baliza dos corruptos assumidos?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...