quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

É tempo de dizer basta!

O sportinguista Vítor Pereira utiliza critérios muito estranhos na nomeação de árbitros para os jogos da Liga. Na próxima jornada, os 3 "grandes" são arbitrados por juízes da AF Porto (Soares Dias, Jorge Sousa e Paulo Costa). Nota zero para ele.
Vítor Pereira, o sportinguista que preside à Comissão de Arbitragem da Liga, disse há alguns dias que não podia ir ao mercado de Inverno contratar árbitros: “São estes, e não outros, com que tenho de contar”, disse, na altura, naquele que foi o maior atestado de incompetência passado aos árbitros portugueses, que me lembre.
Não caindo nos exageros hipócritas de Paulo Bento, não custa admitir que a qualidade da arbitragem portuguesa não é digna de reconhecimento. Mas, a bem da verdade, Vítor Pereira não tem ajudado nada.
Numa breve análise às nomeações feitas para os jogos dos 3 “grandes”, decorridas 10 jornadas, há um dado que ressalta: os jogos de Benfica (4), FC Porto (3, mas menos 1 jogo) e Sporting (4) foram maioritariamente arbitrados por membros da Associação de Futebol do Porto – com a curiosidade de na próxima jornada (11ª), os 3 clubes serem arbitrados por juízes da citada associação.
O problema talvez não seja geográfico, embora seja pouco crível que, num quadro de 25 árbitros, a competência para arbitrar os “grandes” recaia, quase em exclusivo, nos homens de negro oriundos da AF Porto.
O problema, se calhar, está naquilo em que tenho vindo a insistir: o “sistema”, cujos rostos Dias da Cunha identificou (Pinto da Costa e Valentim Loureiro), mantém-se na posse dos cordelinhos. Para justificar esta tese, nem sequer me dou ao trabalho de apurar de onde vêm os delegados e os observadores aos jogos.
Basta-me ler na imprensa a iniquidade dos relatórios redigidos pelos observadores sobre o desempenho dos árbitros e respectiva pontuação. Lembro-me sempre de uma expressão que sintetiza este estado de coisas: a realidade ultrapassa a ficção.
Vítor Pereira sempre pode argumentar que a AF Porto é a que tem, conjuntamente com Lisboa e Setúbal, o maior número de árbitros no quadro principal (5). Mas, que diabo!, em Vila Real, Braga, Santarém, Aveiro, Coimbra, Madeira e Portalegre, nenhum árbitro é suficientemente capaz e competente para arbitrar o Benfica? Ou seja, em 12 associações com árbitros no primeiro escalão do futebol português, apenas 1/3 disponibilizou membros para arbitrar o SLB. Curioso, não?
Depois do Rio Ave (penálti sobre Aimar não assinalado), do Leixões (penálti por assinalar por mão de leixonense na sua grande área), do V. Guimarães (expulsão injusta de Reyes e expulsões perdoadas a Andrezinho e Flávio Meireles), da Académica (Reyes massacrado por faltas sem qualquer advertência para os jogadores da Briosa), da Naval (penálti sobre Ruben Amorim não assinalado), do V. Setúbal (carga sobre Cardozo no limite da grande área não assinalada e expulsão perdoada a jogador setubalense por agressão a Reyes), é tempo de dizer basta.
Quanto ao senhor Vítor Pereira, lamentamos mas não podemos ir ao mercado de Inverno contratar outro presidente da Comissão da Arbitragem da Liga.

8 comentários:

  1. Há alturas que sou a favor do linchamento popular, ou justiça com as proprias mãos, como queiram. Se esta canalha não joga limpo, pq há-de o povo jogar, o povo pagante, diga-se.

    É que para além de pagar-mos bilhetes para os jogos, ainda pagamos TV por cabo e Sport TV, e ainda pagamos com as nossas contribuições os honorarios desta gente!!

    Foda-se será que isto não acaba?

    Nunca mais se faz uma espera a estes gajos!

    ResponderEliminar
  2. Este Vitor Pereira é um dos tais lobos com pele de cordeiro...
    Destes é que devemos desconfiar.
    Tenho bem presente o final da época passada em que colocou o Sportingo no 2º lugar.
    jraugusto

    ResponderEliminar
  3. Ó meu caro...
    Devem ser só coincidências...

    Como a coincidência de o vascosantos se ter arrependido de ter dado a lei da vantagem, logo quando o Benfica podia marcar (e marcou mesmo...) golo!
    Ou ter permitido que os sadinos distribuíssem pancada sem amarelos, mas logo que o Sandro prevaricou, levou um... trata-se apenas de coincidência o facto de no jogo seguinte ser contra os patrões...
    Depois, foi coincidência não ter visto o vermelho quando agrediu o J.A. Reyes...
    Finalmente, foi coincidência ter sido expulso (finalmente!) no fim da partida...
    Tanta coincidência...

    É pena que os "jornalistas", tão atentos a este blogue, não publiquem trechos deste post... Mas trechos que não sejam propositadamente truncados...
    Saudações Gloriosas,
    Mohammed (um mouro do norte)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso já te tinha dado conta desta situação, não sei se leste o meu post o não, mas apenas dizer que concluí com a seguinte frase:"Vitor Pereira continua assim a prestar um bom serviço ao sistema". Julgo que esta frase resume tudo.

    ResponderEliminar
  5. Já estás a sentir o bafo e já te agarras aos árbitros. É a segunda circular irmanada nas queixinhas.
    Queres que te diga, nos últimos anos, os jogos do F.C.Porto com os dois rivais de Lisboa ou arbitrados por árbitros de Lisboa?

    Época 2006/2007
    Sporting - F.C.Porto - Duarte Gomes - A.F.Lisboa

    F.C.Porto - Benfica - Lucílio Baptista - A.F.Setúbal *

    F.C.Porto - Sporting - Pedro
    Henriques - A.F.Lisboa

    Benfica - F.C.Porto - Pedro Proença - A.F.Lisboa

    Época 2007/2008 só
    F.C.Porto - Sporting - Pedro Proença - A.F.Lisboa

    * Filiado na A.F.Setúbal, mas é natural de Lisboa, vive e trabalha na capital.

    Esta época árbitros de Lisboa em jogos do F.C.Porto:

    R.Ave-F.C.P. - Pedro Proença-Lisboa
    F.C.P.-P.Ferreira - Hugo Miguel - Lisboa
    Sporting-F.C.P. - L.Baptista - Lisboa/Setúbal
    Naval-F.C.P. - P.Henriques - LIsboa

    Já nem aponto todos os jogos da época 2007/20008, estes exemplos demonstram que só por medo ou má fé, alguém pode argumentar dessa maneira.

    ResponderEliminar
  6. E como se já não bastassem as arbitragens e os frangos do quim para fazer com q a equipa e os adeptos percam a uniao, ainda vem o bruno carvalho do novo benfica homenagear os senhores do sistema.

    não me lembro de um jogo onde os nossos adversarios tenham sido roubados cm nos sistematicamente somos

    www.aquifalasedetudo.blogspot.com

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Abordei o tema no meu blog e a pergunta que deio é: Vítor Pereira é burro ou masoquista?

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Pedro Fonseca.
    Isto está a voltar aos antigamentes.
    Parecia que com o apito dourado eles os corruptos iam recuar, mas afinal aí está o sistema em toda a sua grandeza.
    Depois lemos o seu amigo a tecer largos elogios ao clube corrupto, isso chama-se branqueamento.
    Continue meu caro a denúnciar estas poucas vergonhas. Assim será muito dificil o BENFICA ser campeão.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...