sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Uma irritaçãozinha

REUTERS/John Kolesidis (GREECE SPORT SOCCER)
AEK – 1; Benfica – 0 (2ª Jornada da Liga Europa, fase de grupos). Vamos classificá-la assim: uma derrota pedagógica. Pedagógica para os jogadores e para os adeptos. Os jogos que o Benfica efectuou até aqui marcam um ponto de viragem efectivo com a realidade dos últimos anos. Mas, os vícios de tão entranhados ainda demoram a ser erradicados.
Jorge Jesus é ilibado deste desaire na Grécia, frente ao AEK. O treinador do Benfica foi igual a ele próprio e deu tudo durante os 90 minutos. Até nas substituições não deixou de continuar a impor a sua marca: coragem.
Os jogadores é que parecem que estiveram noutro planeta. É certo que o guarda-redes do AEK fez a exibição de uma vida e, não me surpreenderia, se começasse a ser cobiçado por alguns “tubarões” europeus. E é verdade que houve um penálti sobre Cardozo.
O jogo propriamente dito não tem muita história. O Benfica atacou muito, como sempre faz, mas o terreno de jogo (curiosamente com as mesmas deficiências do relvado do Magalhães Pessoa, em Leiria) não ajudou os jogadores mais evoluídos tecnicamente: Aimar, Saviola, Ramires ou Di Maria.
Aimar foi uma sombra do que costuma ser. Tal deveu-se ao terreno ou a ter já a cabeça na selecção da Argentina, para onde acaba de ser novamente convocado por Maradona? Cuidado Aimar, Jesus não costuma perdoar tais laxismos.
Di Maria, apesar de mais abnegado e lutador, perdeu-se em individualismos que se julgavam já abandonados. Cuidado Di Maria, Jesus não costuma perdoar tais retrocessos. Ramires tentou, tentou, mas foi o mais sacrificado, ao ter de recuar para defesa direito depois da saída de Maxi, quando Jesus meteu toda a carne no assador.
Podia ter Nuno Gomes entrado mais cedo? Podia, mas a posteriori todas as especulações são legítimas e fáceis. O Benfica não colocou nada em causa com esta derrota. O objectivo é o apuramento e tenho como certa uma vitória no dia 22 contra o Everton na Luz.
Tenho também como certo que Jorge Jesus vai dar uma grande descompostura aos jogadores. O treinador português, ao contrário do que fazia (mal) Quique Flores não repreende ninguém em público, mas serão poucos a escapar ao puxão de orelhas.
Segunda-feira, em Paços de Ferreira, queremos uma nova onda vermelha que inunde a “Capital do Móvel”. Esqueçamos Atenas, apenas uma irritaçãozinha sem consequências. O objectivo são os 3 pontos na Liga.

Homem do jogo: Di Maria

9 comentários:

  1. O problema do Aimar foi levar a tal bolada do Peixoto. Este para além de não ajudar nada só prejudica...
    O aimar depois da bolada desapareceu, até aí estava bastante bem. Depois disso apenas uma intervenção a ajudar a defesa do lado direito, num lance que iria ser perigoso, após mais uma fífia do Peixoto.
    Quem passou ao lado do jogo foi também o Saviola (o que nem é novidade), O ramires também esteve uns furos abaixo do normal.
    O júlio Cesar com aquela saída em falso (vá lá que era fora de jogo) e com aquele jeito para jogar a bola com os pés, também não vai longe.
    O arbitro também foi um bocado manhoso nas pequenas faltas (encostos) que para um lado era uma coisa e para o outro nem por isso. Vidé falta que dá origem ao canto de onde resultou o golo.

    ResponderEliminar
  2. É o inicio dos grandes resultados
    o SLB é uma equipa banal.
    quando apanham uma equipa que joga futebol cagam-se pelas pernas abaixo
    Então desta não houve uma G.P arranjada pelo árbito como é custume para o Ranhoso marcar
    ???Então o JJ não trabalhou 10 horas ?fês greve
    Em Dezembro já o FCP e o Braga vão izolados na tabela
    Voçês são insignificantes e se não for com ajudas estavam na poça

    ResponderEliminar
  3. porquê de tão mau resultado? Pareceu-me que houve 3 factores fundamentais: Uma equipa mais desligada entre sectores do que é normal, falta de eficácia nas muitas situações de finalização criadas e um guarda - redes adversário como uma exibição perfeita.
    Di Maria foi claramente o nosso melhor jogador em campo, mas para mim, o homem do jogo foi o guarda redes do AEK.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que a culpa da derrota de ontem possa ser individualizada, e a ser, a culpa foi do treinador, que fechou os olhos a uma série de coisas e acabou por não conseguir pôr a equipa a jogar como ele tanto gosta. O Aimar andou em campo atarantado desde a meia hora de jogo, era sair o mais rápido possível. E outros tantos andaram quase que perdidos no campo (que fez Di Maria?). Quanto a questões técnicas, penso que é urgente realizar um trabalho intensivo de finalização com Coentrão, que se farta de falhar boas oportunidades de golo, realizar trabalho intensivo com TODOS os guarda-redes de como sair às bolas nos cruzamentos; e manter a atitude dos saltinhos nos cantos. Ontem isso não aconteceu e o Luisão (que fez uma exibição imperial no resto do jogo) ficou a ver o sueco saltar. Assim não pode ser.

    PS: Homem do jogo Di Maria? Viste o mesmo jogo que eu? Como podes achar que ele foi o homem do jogo? Em que te baseias para afirmar algo assim?

    ResponderEliminar
  5. So' uma nota para o Di Maria: ontem nao o vi como egoista, mas como alguem que nao tinha companhia... tirando um remate estupido logo ao principio, quando havia alguns 4 'a espera da bola, remou o jogo inteiro contra a mare' e a dada altura parecia que era o unico que queria ganhar o jogo. So' que ontem nao tinha companhia... e vai dai', tentava resolver a coisa sozinho...

    (Acho que e' a primeira vez que defendo este gajo... :D)

    ResponderEliminar
  6. Para o anónimo das 13h39, se o teu computador não tem corrector automático, faz um favor a ti mesmo e compra um dicionário.
    Ou então acaba a escolaridade(apesar de exigir utilizar o cérebro, o que não pareces ter muito jeito para fazer)antes de escrever na net para não fazer figuras tristes.

    ResponderEliminar
  7. Não seria aconselhável barrar a entrada de gente que vem aqui insultar o Benfica?

    ResponderEliminar
  8. As responsabilidades sao de todos mas o nosso treinador que foi endeusado antes deve estar associado a esta derrota. Jogo igual ao de Leiria onde por acaso um penalty disfarçou, ou mesmo contra o Leixoes.
    Ja todos percebemos q o Jesus tem os seus preferidos mas porque o Julio Cesar que vemos é melhor que o Moreira? Não teem visto o mau jogo do Peixoto ou só eu ? E quanto ao Saviola, não me parece que seja o home que precisamos atras do Cardoso mas espero estar enganado. Tambem reconheço que o Jesus tem um preferido muito bom chamado Javi Garcia que com o Ramires e o Coentrão são os grandes reforços desta epoca. Serguei

    ResponderEliminar
  9. Faz bem cair na realidade ...presunção e agua benta cada um toma a que quer...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...