terça-feira, 30 de setembro de 2008

Freddy Adu e Fábio Coentrão


Com a escassez de opções para o ataque com que o Benfica se depara para o jogo com o Nápoles, 5ª feira, para a segunda-mão da Taça UEFA, na Luz, lembrei-me de Freddy Adu e de Fábio Coentrão. O primeiro está emprestado por uma época ao Mónaco, da Ligue 1, de França, o segundo também se encontra emprestado, mas ao Saragoça, da Segunda Divisão de Espanha.
Nenhum deles está a ser feliz. O norte-americano, vedeta do soccer e autêntico produto de marketing, não conseguiu no Benfica impor-se, nem como jogador nem como potencial trunfo mediático para a atracção de espectadores e compradores de camisolas.
O segundo, internacional português de enormes potencialidades, que brilhou a alto nível no Rio Ave, foi infeliz na Luz, sentiu o peso da camisola. Jovem como é (tem 20 anos) talvez não tenha tido o acompanhamento adequado e foi lançado cedo às feras. Depois do empréstimo ao Nacional da Madeira, que não correu mal, novo empréstimo, agora ao Saragoça, envolvido na transferência de Pablo Aimar, que parece estar a ser mais problemático.
Numa equipa francesa, treinada pelo antigo central brasileiro do Benfica, Ricardo Gomes, que se enterra na classificação, ocupando o 13º, com 7 jornadas disputadas, Freddy Adu jogou apenas 4 jogos e só num foi titular. Golos zero, sendo ele um atacante.
Quanto a Fábio Coentrão, a história não é melhor, é diferente. O Real Saragoça também se encontra mal classificado, ocupando a 6ª posição, com cinco jornadas decorridas, fora da zona de subida. O jogador português ainda não jogou qualquer minuto, tendo sido já sancionado disciplinarmente por ter sido apanhado a horas impróprias num lugar de diversão.
Adu e Coentrão têm valor suficiente para se imporem. O primeiro ainda não deve estar adaptado ao futebol e à vida na Europa. Será que algum dis estará? O segundo é um jovem com largo futuro, mas precisa de se comportar como um verdadeiro profissional. O Benfica, que muito apostou nos dois, deve estar atento ao que vão (ou não vão) fazendo no Mónaco e em Saragoça. É que a continuarem assim, o mais certo é regressarem mais cedo a casa, isto é, à Luz. E esse deve ser mais um problema para Rui Costa resolver.

5 comentários:

  1. Saudações gloriosas caro Pedro.
    Tal como tu, tambem sigo ou tento seguir com muita atenção a carreira destes dois jovens que pertencem aos nossos quadros. Mas na posição do Coentrão temos apenas Reyes, Di Maria, Urretavizcaya e ainda emprestados Miguel Rosa (Estoril penso eu) e o jovem André Carvalhas (Rio Ave). Quanto ao Adu, acho que vai ser um belissimo jogador e acho que nos dava jeito vender mais uns kits e camisolas nos States. Mas para isso acontecer ou a Adidas comprava os direitos da marca Freddy Adu ou a Nike passava a equipar o glorioso.
    Saudações e continua a bombar.
    Arriba Benfica

    ResponderEliminar
  2. Ou é de mim, ou são mais duas promessas eternamente adiadas, a fazer lebrar Domingez, Dani e Porfírio, só para citar alguns.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente e de acordo com o que escreveste, parece-me que esta época nada iriam acrescentar ao Benfica, agora é necessário deixar esses jovens crescer, com calma sem os largar logo à 1ª contrariedade.
    No Futebol não basta aenas talento, Adu e Coentrão inegavelmente têm esse talento, é preciso mentalidade e é nesse ponto que ponho as minhas reservas em relação a esses miúdos onde acrescento Di Maria, a quem também acho que lhe falta mentalidade competitiva.

    ResponderEliminar
  4. P.S. Hoje vamos fazer da Luz o nome deste blog, UM INFERNO, eu estarei lá.

    ResponderEliminar
  5. P.S. Hoje vamos fazer da Luz o nome deste blog, UM INFERNO, eu estarei lá.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...