sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jesualdo "imita" Pedroto

Na década de 70, foi José Maria Pedroto que encontrou a fórmula para tentar convencer os adeptos de que o FC Porto era prejudicado pelas arbitragens. Ficou célebre a tirada “roubos de igreja”. Mas a estratégia de Pedroto visava mais longe. A ideia era criar um sentimento de revolta a Norte pelo exarcebado centralismo português centrado em Lisboa e que, por via disso, protegia Benfica e Sporting. “Quando passamos a ponte já estamos a perder”, foi outra das frases marcantes do então treinador portista.
Unir as tropas em torno de um objectivo – combater o “inimigo” a Sul – foi uma estratégia que deu frutos. O “sistema” criado nesta base e burilado por Jorge Nuno Pinto da Costa alargou-se a outras vertentes e a outros aerópagos.
Por uma questão comportamental ou por incompetência, os presidentes de Benfica e de Sporting foram incapazes de responder à letra. Deixaram que o poder se instalasse no Porto, com toda a sua corte de pequenas e grandes manigâncias. E assim se mantém há mais de 20 anos.
Os ventos, no entanto, estão a mudar. Não é, por isso, de estranhar que Jesualdo Ferreira queira “imitar” José Maria Pedroto. A matéria é séria de mais para acharmos cómica a comparação.
Ontem, Jesualdo veio dizer que o “Apito Dourado” está a condicionar os árbitros, prejudicando o FC Porto e favorecendo os outros dois grandes, e que não aceita ser vítima desse processo. Com três jornadas decorridas, o treinador do FC Porto, que tem os mesmos pontos do Benfica, não encontrou melhor exemplo para o que acabava de dizer do que nomear um lance na área do Rio Ave, em que supostamente a bola foi à mão do jogador vila-condense.
Fraco demais como justificação, até porque, no mesmo jogo, uma entrada por trás de Lucho sobre Semedo podia ter tido graves consequências disciplinares para o portista.
Das duas uma, ou Jesualdo quer “imitar” Pedroto, o que me parece soberba, (e as cópias são sempre bem piores do que os originais), ou os ventos de mudança estão mesmo a abalar o universo portista. Mas, o problema é que a história não se repete, nem o regresso ao passado é já possível.

9 comentários:

  1. Jesualdo cal a boca, e poe a equipa a jogar se fores capaz, caso contrario da o lugar a outro.
    As choradeiras isso e la para o sul
    como se costuma dizer:
    Os miseraveis so ficam felizes quando a miseria e espalhada por todos.

    Portugal e o NORTE o resto sao conquistas.

    ResponderEliminar
  2. Não estará Jesualdo a prever um desaire em casa com o P.Ferreira?
    E assim assanhar os animos portistas desviando as atenções para posiveis erros do arbitro do jogo?

    ResponderEliminar
  3. Agora que as coisas ficaram mas e que o sr. Jesulado vem com a cantiguinha das arbitragens! Pois, claro sr. Jesualdo...

    Gostava de ver o Porto hoje a levar na pá!

    ResponderEliminar
  4. Mete o Norte (Porto) na retaguarda, que a gente passa bem sem um e/ou o outro (sem ofensa a portuenses, minhotos e trasmontanos).
    Não é isso que quero ou gosto, mas como insistem nessa retórica.
    Bem digo que gostava de ter um país do Mondego para baixo, sem atrasados mentais, fosse ele independente ou não.
    A mim o que me interessa é ter saúde e ser feliz.

    Coimbra

    ResponderEliminar
  5. Meu caro.
    Hoje,
    para nós é um dia especial.
    É dia de derby.
    Dérby é: BENFICA - SPORTING.
    O RESTO É TRETA.
    Essa Avécula que dá pelo nome de jesualdo , não vale a ponta de um corno, vejam o percursso até chegar ao clube corrupto!!!
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Ó pà fogo!!!
    Trazer esse gajo para a discussão?
    Falemos de coisas mais importantes!!!
    Por exemplo:
    O BENFICA. O BENFICA , O BENFICA , O BENFICA, O BENFICA , O BENFICA,etc, etc,.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. curiosamente o norte também foi conquistado, mas parece que a história do nosso país, para alguns, é contada de maneira diferente. continuo a achar ridículo que num país tão pequeno como o nosso continue a imperar um regionalismo provinciano e hipócrita.

    quanto ao jesualdo, como treinador nunca me convenceu. será que convenientemente se esqueceu que todos os outros foram prejudicados por esse mesmo apito dourado, afinal a culpa da corrupção aponta sempre para o mesmo. porque será?

    ResponderEliminar
  8. "Das duas uma, ou Jesualdo quer “imitar” Pedroto, o que me parece soberba, (e as cópias são sempre bem piores do que os originais), ou os ventos de mudança estão mesmo a abalar o universo portista. Mas, o problema é que a história não se repete, nem o regresso ao passado é já possível."
    mainada;)

    ResponderEliminar
  9. O Norte é maioritariamente VERMELHO e se não estivesse sob ocupação árabe,os andrades ainda comiam como os porcos, ou melhor, alimentavam-se de volotas e landes comidas diretamente no chão.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...