sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O 35º Presidente do Benfica

Sondagem publicada no jornal "O Jogo" sobre a actuação do Presidente do Benfica

Num clube democrático como o Benfica, ano de eleições é como na política: há que preparar as armas para o combate. 2009 não é, por isso, apenas o ano das eleições europeias, autárquicas e legislativas, é também o ano em que o Sport Lisboa e Benfica pergunta aos sócios quem querem que seja o seu 35º Presidente.
Eu sei que isto de perguntar aos sócios quem querem como Presidente é algo que causa estranheza aos nossos 2 principais adversários. O FC Porto habituou-se a viver em monarquia, onde, como se sabe, o rei (neste caso, papa) não vai a votos. O Sporting, fiel à sua linha aristocrática, decide isso por cooptação ou no seio dos “pares do reino” (vulgo, Conselho Leonino). No Benfica, a tradição continua a ser o que era, sufrágio directo e universal, à velha maneira democrática.
Luís Filipe Vieira ainda não disse se se recandidata, mas, a um ano das eleições, começam já a existir algumas movimentações. Carlos Quaresma, que quis ser candidato em 2006 mas não chegou a votos por irregularidades detectadas no seu processo de candidatura, apareceu a dar uma vergonhosa entrevista ao jornal “O Crime”, no início do mês. Será Quaresma a “voz” de alguém? Da parte do grupo organizado em volta de Manuel Boto, Lopo de Carvalho, Jaime Antunes, Gaspar Ramos, é possível que se tente construir um candidato.
O Benfica é hoje um clube muito apetecível (como o demonstra a entrevista que deu ao DN Sport, em 5 de Setembro, o multimilionário árabe Suleiman Al-Fahim, depois de comprar o Manchester City e oferecer 167 milhões de euros por Cristiano Ronaldo): recuperou a mística, construiu um estádio moderno, um centro de estágio exemplar, colocou as contas em ordem, credibilizou a sua gestão financeira, reforçou as modalidades, aumentou o número de sócios (nº 1 mundial), etc.
Vieira tem assim um menu recheado de trunfos para lançar na campanha de Outubro de 2009. Os seus eventuais adversários irão agarrar-se à estafada crítica do “falhanço da gestão desportiva”, apesar de em 5 anos de liderança “vieirista”, o Benfica ter conseguido 1 campeonato, 1 taça de portugal e 1 supertaça, depois de 11 anos de jejum.
Quando se candidatou pela primeira vez, em 2003, contra Jaime Antunes e Guerra Madaleno, a sua coroa de glória era ter recuperado, com Manuel Vilarinho, um clube à beira da falência. Em 2006 foi sozinho a votos, naquelas que foram as primeiras eleições de voto electrónico em Portugal. Agora o processo de consolidação e de crescimento do projecto “Um Benfica Campeão” está em velocidade de cruzeiro. Travá-lo ou recuar seria um desastre.
Os portistas e sportinguistas que atacam Luís Filipe Vieira são também um sinal claro de que o Benfica está bem e no bom caminho. Por isso, uma sondagem feita junto de adeptos benfiquistas sobre a actuação de Vieira, e publicada na terça-feira pelo jornal “O Jogo”, é sintomática.
Num tempo perigoso e de crise, embarcar em aventuras pode ser catastrófico. Os benfiquistas têm a palavra em Outubro do próximo ano, mas tudo indica que Luís Filipe Vieira sucederá a Luís Filipe Vieira - o 35º Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

5 comentários:

  1. Esperemos que seja novamente reeleito.

    ResponderEliminar
  2. Só falta começarmos a ganhar alguma coisinha.

    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Parabens pois ao GLORIOSO S.L.BENFICA e ao seu presidente sr
    Luís Filipe Vieira

    Força BENFICA !!!!

    ResponderEliminar
  4. Sera reeleito sim .A Oposição acalmou e neste momento não ha nenhum rosto minimamente credivel disposta a concorrer com LFV

    ResponderEliminar
  5. Eu tinha a impressão que o LFV é o 34º Presidente e não o 35º...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...