segunda-feira, 7 de abril de 2008

Um filme há muito em cartaz

Lembram-se do antigo árbitro José Pratas, durante uma final da Supertaça entre Benfica e FC Porto, a fugir de 11 jogadores equipados de azul em pleno relvado? Esta imagem não vos faz lembrar esse edificante episódio?

Não foi 1, nem 2, nem 3. Foram 4, os penáltis que ficaram por assinalar a favor do Benfica no jogo de ontem à noite, no Bessa, contra o Boavista.
1º penálti: Petit entra na área e é derrubado, por detrás, com um toque na perna, por Mateus;
2º penálti: no mesmo lance, a bola sobra para Léo, que é abalroado pelo mesmo Mateus, cuja entrada “a matar” com os pitões no pé do jogador do Benfica mereceria, para além da grande penalidade, um vermelho directo;
3º penálti: cabeçada de Moisés em Rodriguez, dentro da área, na disputa de uma bola alta;
4º penálti: mão do defesa boavisteiro Angulo, dentro da área, a rechaçar uma bola cabeceada por Edcarlos, que se encaminhava para dentro da baliza.

Diz o jornal “O Jogo”, na análise ao árbitro Lucílio Baptista: (…) o juiz de Setúbal deixou passar em claro o derrube de Mateus a Petit e depois a Léo, ao minuto 65. Muitas dúvidas ainda no final da partida, com Moisés a jogar a bola com a mão).

Há quem encare estas coisas com um encolher de ombros e afirmações inócuas, como: “isto é futebol…”. Não, isto não é futebol. Futebol é 94 minutos de excepcional qualidade que o Benfica desenvolveu no relvado do Bessa.
Chalana está, mais uma vez, de parabéns, não só como técnico mas também como porta-voz da nossa ambição – o apelo que fez de ver um Bessa vermelho foi cumprido na íntegra. Mas Chalana fez mais, montou uma equipa com cabeça, tronco e membros. Como dizia Petit: “Agora sabemos o que estamos a fazer em campo”. Terá o Benfica encontrado o seu treinador principal para a próxima época?
O problema é que Portugal está ainda longe de ser uma democracia em que as instituições estejam devidamente consolidadas. Não fosse assim, e as palavras duras e corajosas de Luís Filipe Vieira, com o peso institucional de presidir à maior instituição portuguesa, teriam já obrigado à intervenção dos mais altos poderes públicos.
Lucílio Baptista, um árbitro que num país onde o futebol fosse credível já tinha sido aconselhado a fazer outra coisa, merece o repúdio de todos os que defendem a verdade no futebol. A foto que publicamos não deixa a menor dúvida sobre o árbitro de Setúbal.
Pede-se agora que o Benfica não deixe cair a bandeira da credibilização do futebol português: a Liga de Clubes não pode ignorar o que se está a passar e o nosso clube tem de enviar já um “dossier” completo do que se passou no Bessa – imagens e análise da actuação do árbitro na imprensa.

Post-Scriptum: Pinto da Costa, depois de meses a fio remetido a um silêncio estratégico, devido ao cutelo do “Apito Dourado” que pende sobre a sua cabeça, resolveu enfunar os pulmões de ar e soltar alguns mísseis. Em S. João da Madeira, sexta-feira à noite, chamou “vermes” a quem não lê pela sua cartilha e lançou, de novo, a estratégia da guerra Norte-Sul. Um “remake” de um filme com 20 anos, datado e que já só suscita risos. Só lhe faltou dizer: “Eu só quero ver Lisboa a arder”.

5 comentários:

  1. CARO AMIGO, PARABÉNS PELO SEU BLOG.
    SÓ FALTOU FALAR NO SEGUNDO VERMELHO DIRECTO QUE O SR. LUCILIO BAPTISTA DEVIA TER MOSTRADO AO JOGADOR DO BOAVISTA QUANDO ESTE "METE" LITERALMENTE O CRISTIAN RODRIGUES DENTRO DO BANCO DE SUPLENTES AXADREZADO.
    COM ATENÇÃO ÀS IMAGENS VÊ-SE DEPOIS RODRIGUES COM O SEU DEDO NA FONTE A DIZER AO "ATLETA???" DO BOAVISTA QUE ESTE ERA MALUCO.
    E É VERDADE, PODIA TER LESIONADO O RODRIGUES GRAVEMENTE. SÓ UM MAU PROFISSIONAL FAZ UMA COISA DESTAS. INSTIGADO NATURALMENTE POR UMA EQUIPA TÉCNICA QUE PREMEIA E INCENTIVA A ESTE TIPO DE SITUAÇÕES.
    VAMOS VÊR QUEM APITA O BENFICA NA 6º FEIRA NA LUZ CONTRA A ACADÉMICA. UMA COISA TEMOS A CERTEZA, O AUGUSTO DUARTE NÃO SERÁ. PORQUE NÃO PODE POIS CASO CONTRÁRIO........

    UM GRANDE ABRAÇO.

    GONÇALO LOPES

    ResponderEliminar
  2. Ainda ficou a faltar um penalty cometido pelo Nelson dentro da área... e ao minuto 65 devem ser contados 2 penaltys por derrube de Mateus a Petit e a Leo.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros amigos já leram o jornal de noticias de hoje(07.04.2008)... De certeza que não... è que vocês só referem aqueles que vos interessa. O JN nos seus comentários ao jogo boavista-benfica, diz que o árbitro fez uma boa exibição e que não existe nenhum pénalti a favor do Benfica. Por isso não sejam fanáticos e vejam as coisas como elas são.

    ResponderEliminar
  4. Pois para quem está habituado a ser levado ao colo,realmente estranha e achas que anda a ser empurrado.
    1º o lance do Petit, é ele que faz falta porque joga 1º as pernas do boavisteiro antes da bola.
    Portanto o 2º lance seria anulado,
    já que seria falta contra o benfica.
    2º o suposto penalti de Angulo, a bola vem do chão tal como o lance do Nelson e não é perceptivel que lhe toque na mão ao contrário que é claro que toca na mão do Nelson.
    - o lance de Moisés com Rodriguez é uma disputa de bola normal.

    Pode-se ter orgulho em ser benfiquista ,mas ter duas palas e só ver vermelho porque a ansia de vencer nos cega é que não!
    Eu sou benfiquista e não vi nada disso.
    O LFVieira andava tão caladinho...
    mas como vê o respectivo apertado porque a equipa não vence teve que vir 'iluminar' os papalvos que acreditam no que ele diz.

    joao

    ResponderEliminar
  5. estou para ver quem é que nos vai apitar em alvalade.....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...