quarta-feira, 6 de agosto de 2008

À espera do "Simão espanhol"

No dia em que ganhamos o Torneio de Guimarães, derrotando com clareza um Vitória a sonhar com a fase de grupos da Champions, os adeptos ficaram a saber que o Benfica acabara de contratar José António Reyes, um extremo-esquerdo, que já passou por alguns dos maiores clubes da Europa, como o Arsenal e o Real Madrid.
O “Simão espanhol”, como pode ser apelidado, dadas as características idênticas ao internacional português e ex-capitão do Benfica, e ao facto de vir para a Luz à sombra do acordo de transferência de Simão para o Atlético de Madrid, o ano passado, (o acordo incluía uma cláusula em que o Benfica era privilegiado pelas dispensas do clube madrileno), deu há dois anos o título aos merenges, ao marcar 2 golos ao Maiorca na última jornada do campeonato, em pleno Santiago Bernabéu, quando o jogo seguia empatado a 20 minutos do fim. Para já, Simão, o português, rendeu Reyes e mais 20 milhões de euros.
José António Reyes chega à Luz não dispensado pelo Atlético mas porque se incompatibilizou com o treinador do clube. Para trás ficam Sevilha, Arsenal, Real Madrid, Atlético de Madrid e chega agora o Benfica.
Digam, ó cépticos, que o Benfica não sabe negociar jogadores. Depois de Pablo Aimar, mais um nome de dimensão europeia e mundial a vestir de vermelho. A única coisa agora a especular é sobre quem sai para entrar Reyes no onze inicial. A resposta tem dois alvos: Urreta (que grande jogo em Guimarães) e Di Maria, que se prepara para ser uma das estrelas dos Jogos Olímpicos ao serviço da Selecção da Argentina.
Qualidade em quantidade não falta do meio-campo para a frente. Qualidade também existe atrás, mas em menos quantidade. Espera-se que o fecho do plantel aconteça com a contratação de Luís Garcia ou Miccoli (e falta-se também em Smolarek, o polaco que marcou 2 a Portugal na fase de apuramento para o euro 2008 e cujo primeiro nome é Eusebiusz, em homenagem ao nosso Pantera Negra) e de um central de dimensão mundial. Se assim for, estamos preparados para tudo.

Post-Scriptum: À velocidade que os acontecimentos se sucedem, não vale a pena ter certezas absolutas. Com Reyes, à espera de vaga no avião que o transporte para Lisboa, Luís Garcia chegou mas à Portela, integrado na comitiva do Espanhol que irá realizar alguns jogos de pré-temporada em Portugal. Desconfio que ainda vão ser apresentados ao mesmo tempo, para não perder mais tempo.
Enquanto tal não acontece, o melhor é escrever, ainda que com 2 dias de atraso, sobre a vitória sobre o Vitória (desculpem lá esta repetição de palavras). Para compensar os leitores deste “delay”, evito dedicar-me ao comentário simplista do “jogou bem/jogou mal”. Analiso, para reflexão, dois factos que parecem ter passado despercebidos.
1 – Miguel Vítor jogou 90 minutos a lateral-direito. Ou Quique já perdeu esperanças em que o Benfica contrate um nº 2 de raiz, como chegou a ser aventado com Belleti, ou prefere uma adaptação (Maxi ou Miguel Vítor) a Nelson, esse sim nº 2 de raiz.
2 – Que é o complemento do 1. Nelson parece estar a fazer o percurso inverso ao de Miguel. Lembram-se do jogo (julgo contra Braga, na Luz, em 2003) em que Chalana, técnico principal, antes da primeira chegada de Camacho, “inventou” o recuo de Miguel, de extremo-direito para lateral-direito, com o êxito que se sabe? Agora é Quique, que à falta de um extremo-direito para dar concorrência a Balboa, quer “inventar” com Nelson. Esperamos que seja tão bem sucedido como Chalana o foi com Miguel.

5 comentários:

  1. O Smolareck não é checo, é polaco.

    ResponderEliminar
  2. obrigado Hugo. Lapso corrigido. um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Só espero que o "Simão espanhol" chegue mesmo ao Benfica. Segundo alguns jornais, Reyes já está a caminho de Lisboa há alguns dias... será que Portugal e Espanha ficam assim tão distantes?! Fico a aguardar a sua chegada... :)


    Quero dar-lhe os parabéns por este magnífico blog, que visito com regularidade. (Descobri o seu blog através de outro: o Novo Benfica)

    Bem merecido o destaque que deram ao "Inferno da Luz" na nossa revista Mística.

    Abraço

    PS.: se quiser espreitar o meu recente blog:

    http://benficachamaimensa.blogspot.com/

    Nunca tive um blog, mas estou a tentar fazer o meu melhor. ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Ana e volte sempre. claro que irei visitar o seu blog. força e não desista.
    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Derrotando com quê ?
    Clareza ?
    Fizeram um remate á baliza,marcaram dois golos,levaram um banho de bola na segunda parte que quase fez pena e ganharam com clareza ?
    É por isso que o SLB é sempre campeão da pré época.
    Mas quando os jogos começam a sério é sempre a mesma chatice.
    Não faz mal,eu depois mando ao meu amigo "Inferno da Luz" um postal de Basileia...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...