domingo, 31 de agosto de 2008

Equívocos e mal-entendidos

Um golo trouxe a esperança, que morreu após a expulsão estúpida de Katsouranis.
Foi um clássico cheio de equívocos por parte do Benfica. Como escrevi nos meus textos anteriores, começamos a perder este jogo bem antes dele se iniciar. Porque, este empate é uma derrota.
Continuamos a cometer os mesmos erros. Nada aprendemos com o passado. Como é possível que nos dias que antecederam um jogo desta importância e desta intensidade, o futebol do Benfica tenha vivido em constante reboliço? É Luís Garcia que está quase, é Palácio que é a prioridade, afinal quem vem é Suazo, chega e é logo convocado, Nélson vai embora, Nuno Gomes é capaz de vir a ser transferido, Di Maria vem de Pequim mas deve entrar de início, Reyes e Di Maria para ganhar ao FCP, etc.etc. etc. Quem consegue trabalhar em tranquilidade com todo este turbilhão?
Mas há mais. O discurso de Quique Flores é incompreensível. No final do jogo com o Rio Ave disse que não havia lugar para preocupações. Vê-se… Depois, diz que os problemas físicos no jogo com o FCP são devidos ao facto de agora se trabalhar mais que no passado – uma deselegância escusada para com Camacho. No final, diz que lhe custou tirar Cardozo – então, porque o fez?
Mais ainda. Os conceitos tácticos de Quique também são incompreensíveis. Em Vila do Conde, com a saída de Carlos Martins faz entrar o jovem e inexperiente Felipe Bastos, que nem é convocado contra o FCP. Continua a colocar Katsouranis como central (quanto a mim mal), quando tem um central (aliás, dois, com David Luiz) como Sidney, contratado esta época. Continua a colocar Aimar como segundo ponta-de-lança, ao ponto de ser o pequeno argentino a aparecer a cabecear na grande área as (poucas) bolas centradas por Di Maria, Reyes ou Carlos Martins. E podíamos ir por aí fora…
Mas o mais importante que tenho para dizer guardo-o para o fim. Está explicado porque é que o Benfica, antes de Quique, tinha como principais opções para substituir Camacho, Carlos Queiroz e Sven-Goran Eriksson. Não está em causa a capacidade, a competência e a inteligência de Quique Flores. O que é preciso perceber é que o futebol português exige um “know-how” muito específico, que Quique (ainda) não tem.
Por exemplo: há equipas que durante a semana “treinam” alguns jogadores para falar com o árbitro, porque conhecem as suas características; há jogadores que “treinam” determinados truques para condicionar determinados adversários. Isto passa-se há muitos anos no futebol português. Eu sei que em Espanha, em Itália ou em Inglaterra isto seria impensável, mas estamos em Portugal, no futebol português, e temos de saber jogar com estas “regras”.
Por tudo isto, percebi muito bem porque é que Rui Costa “exigiu” a presença de Diamantino e de Chalana na equipa técnica. Porque estas duas glórias do Benfica podiam fazer entender melhor a Quique Flores estas questões, abreviando o seu tempo de aprendizagem. Por isso, estranhei que Quique tivesse “dispensado” este acompanhamento. Está agora a pagar por isso.
Como estranho que, pelos vistos, os relatórios feitos por Fernando Chalana sobre o Rio Ave, que ele observou várias vezes, tenham sido pura e simplesmente ignorados. Ou, senão o foram, parece…
Vamos acreditar que tudo vai melhorar. Só pode melhorar. Quique tem de corrigir depressa alguns equívocos e começar a apoiar-se mais em Diamantino e Chalana, que têm um conhecimento profundo do futebol português. Não bastam as conversas com Pako Ayesteran, um preparador físico conceituado mas que tem de explicar o desastre físico da equipa do Benfica no jogo contra o FC Porto.
Com 15 dias de trabalho pela frente, até ao próximo jogo oficial, em Paços de Ferreira, Quique tem tempo para colocar as peças em ordem e arrepiar algum caminho. Eu acredito que o treinador espanhol, tarimbado num futebol de alta exigência competitiva e mediática (por isso estranho o seu discurso errático), vai levar o Benfica ao lugar que merece – campeão.
Foto: Paulo Duarte (AP/Photo)

Post-Scriptum: Jorge Sousa fez um trabalho habilidoso. O árbitro do Porto, só para falar das situações mais evidentes, perdoou a expulsão a Cristian Rodriguez – o uruguaio não teve direito a sanção disciplinar quando entrou por detrás em Maxi, e minutos depois leva amarelo (que seria o segundo) por protestar uma decisão do árbitro; ficou por assinalar livre indirecto dentro da grande área do FC Porto depois de entrada de pé em riste de Rolando sobre Di Maria. Mas houve mais “pequenos” pormenores a favorecer o FC Porto.

Ficha do jogo
2ª Jornada
SL Benfica – 1; FC Porto – 1
Estádio da Luz (Lisboa)
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Golo: Cardozo (55 min.)
Disciplina: Katsouranis (amarelo aos 10 e segundo amarelo aos 58); Cardozo (amarelo aos 50); Nuno Gomes (amarelo aos 83)

Benfica - Quim; Maxi Pereira; Luisão; Katsouranis; Léo (Ruben Amorim, aos 68 min.); Yebda; Carlos Martins; Reyes; Di Maria; Aimar (Nuno Gomes, aos 50 min.) e Cardozo (Sidney, aos 65 min.).

14 comentários:

  1. oh burgesso. Ainda que queixas do árbitro? O que me dizes `entrada do Nuno Gomes sobre o Sapunaro?
    E já agora o que dizes a entrada do teu consócio sobre o fiscal de linha.
    Juizo!

    ResponderEliminar
  2. Sem beliscar minimamente o teu comentário e até concordando com algumas opiniões do post, julgo que o empate é fruto da noite desastrada do KATSO, e julgo mesmo que mostramos que temos melhor equipa que os corruptos.
    Passa por:
    www.calmapedrove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Inferno? Qual inferno? É só presunção nesse alguidar manhoso...
    Inferno só se for por causa do diabo que agrediu o fiscal de linha. Por acaso já pensaram que figuras como aquela e como o barbas só podiam mesmo ser do benfica ???!!!

    ResponderEliminar
  4. Pelo que leio foi tudo mau...Há quanto tempo não se via o Benfica pressionar o Porto, como no inicio do jogo?

    Temos que ter cuidado com as análises ao árbitro...O Luisão deu uma "estalada" ao Sapuranu logo no inicio e também podia ter sido expulso.E o Nuno Gomes também. Fossem todas as arbitragens como esta...

    R

    ResponderEliminar
  5. Criticar e facil, ver com olhos de ver isso nao e necessario.
    Meu caro, leia sobre o assunto no Antitripa e vera que essa sua crispada critica nao tem razao de ser.Para desestabilizar ja chega a imprensa mercenaria que temos.

    ResponderEliminar
  6. Estas a precisar de oculos ou consulta psiquiatrica.Aprende a ver com clareza este Benfica como alguem o faz num blog aqui ao lado:

    "Há tanto para dizer e comentar sobre este clássico que já sei que me vou esquecer de muita coisa, por isso espero conseguir focar os temas mais importantes.

    Foi um empate com sabor a vitória. Pode parecer redutor da importância de um clube como o Benfica que tem que jogar sempre para ganhar um empate nunca é um bom resultado mas a verdade é que não podemos analisar um resultado final sem ter em conta as ocorrências do jogo. E o Benfica que se vê em inferioridade numérica pela expulsão de um jogador e, posteriormente, vê-se a braços com uma série de jogadores com notórias limitações físicas, conseguir aguentar o empate até ao fim é, claramente, um bom resultado. Muito bom mesmo, diria eu. E acho que este empate vai ser muito importante para o resto da época.

    O jogo fica marcado pelos dois erros, graves, de Katsouranis. O grego não pode, porque tem qualidade e serenidade suficiente para isso, cometer aqueles dois erros, em duas faltas parvas e desnecessárias. No lance do penalty a bola seria de Quim e no segundo amarelo não faz sentido ele fazer a falta quando sabe que tem amarelo. Principalmente no momento em questão em que a equipa estava por cima, moralizada pelo golo do empate. De resto, ao contrário do que ouvi de alguns comentadores da rádio, acho que nenhuma equipa foi superior à outra, enquanto se jogou 11 para 11. O Porto teve a sorte do penalty. Jesualdo fala dos lances de perigo da sua equipa mas o Benfica também os teve e bem acutilantes. E uma coisa foi notória, o Porto vive de Lucho, que jogador, este sim merece os elogios, e das arrancadas do Cebola. Só que Maxi e o Estádio da Luz secaram por completo o Cebola e foi Lucho que levou a equipa às costas. Contra 10 e contra uma equipa de rastos fisicamente não foram capazes de forçar ao ponto de nos encostarem às cordas. Tiveram, obviamente, mais bola mas não foi sufocante como podia ter sido.

    No Benfica ainda há afinações para se fazerem, ainda há jogadores à procura do melhor jogo mas uma coisa, esta noite, ninguem pode pôr em causa: foram bravos. Todos os jogadores deram tudo de si em campo. O passe pode não ter sido o melhor, o remate pode ter sido torto, mas a atitude foi fantástica. Uma equipa com menos 1, em claras dificuldades físicas conseguiu sempre ser unida, ser lutadora e ripostar às investidas do adversário. A alma de campeão hoje esteve presente nos rapazes da Luz e isso deixa-me satisfeito. Hoje fique com crença num futuro risonho.

    Mas há um senão que, admito, me deixou incomodado: a quebra física da equipa no final do encontro. Já o disse várias vezes, tenho enorme fé nesta equipa técnica e no seu preparador físico (um amigo meu esteve em conversa com o Léo e este disse que nunca teve um treinador assim e falou maravilhas da equipa técnica) e foi com espanto e incomodo que vi tantos jogadores com queixas. Espero que seja apenas algo pontual e não um problema sério para se resolver.

    Escrevo esta análise sem ter visto imagens do jogo por isso não irei comentar os dois lances de grande penalidade que se fala que terão ficado por assinalar a nosso favor, mas, mesmo sem esses lances, posso dizer que Jorge Sousa é um mau árbitro com rápido apito para assinalar faltas contra o Benfica. O penalty é claro bem como o amarelo é bem mostrado. O jogador do Porto não tinha a bola controlada por isso nunca podia ser vermelho. O segundo amarelo não merece contestação. Mas Jorge Sousa já não foi tão lesto e decidido para apitar contra os azuis. A entrada de Rodriguez sobre Quim, no estádio, pareceu-me claramente para vermelho e acho incompreensível que não se assinale uma entrada a pés juntos sobre Nuno Gomes mesmo nas suas barbas e ficou uma entrada bem dura sobre Aimar por assinalar. São este tipo de faltas que não se marcam apenas porque não se quer. E Jorge Sousa não quis. Claramente.

    É impressionante a estupidez que alguns comentadores radiofónicos revelam na análise a lances e situações de jogo. Quique Flores explicou, bem explicado, o porque de tirar Cardozo. Com a expulsão de um central é lógico que seja outro central a entrar e, normalmente, sai um elemento avançado. Cardozo já tinha amarelo e Nuno Gomes tinha acabado de entrar, estava fresco. Quique disse que tinha duas opções, ou procurava a vitória ou resguardava a equipa. O técnico espanhol disse que sentiu que a equipa não aguentaria o ritmo até ao fim e por isso preferiu resguardar a equipa. O comentador afirma que não entende e lança o nome de Nuno Gomes como boa substituição. É preciso ser-se muito burro...

    Estou muito irritado com a atitude do Katsouranis, com aqueles dois erros parvos, mas estou muito satisfeito com a equipa. Sinto que estamos no bom caminho e que iremos ter alegrias com este grupo de trabalho. Claro que sem vitórias as coisas não serão fáceis mas acredito que elas vão chegar e em quantidade desejada por todos.

    PS1: É vergonhosa a facilidade com que as forças policiais carregam sobre os benfiquistas e este facto deveria merecer atenção séria por parte das altas esferas diligentes do clube. É claro que o homem que entrou em campo o não devia ter feito e é claro que a policia o tinha que ir buscar mas é inaceitável que o faça daquela forma repressora, agredindo tudo o que está ao lado. Não havia necessidade de tanta violência e, muito menos, necessidade de quando regressaram as bancadas os policias exibiram um sorriso de gozo e de clara provocação aos demais benfiquistas que protestavam contra aquela violência gratuita. Foi nojento ver como alguns riam-se na cara dos benfiquista e procuravam que alguem tivesse uma atitude mais "mexida" para puderem então carregar novamente. Numa altura onde a criminalidade no país cresce a olhos vistos e a polícia nada faz, continua a existir violência impune sobre espectadores num Estádio de futebol. Não foram as claques desta vez...

    PS2: Não me admira que o Benfica seja castigado pela atitude de um seu adepto. Nem ponho em causa tal castigo mas quero relembrar que até hoje o Sporting nada sofreu pela invasão de vários elementos de um claque sua, armados de paus e ferros, com o objectivo de agredir os jogadores do Benfica. Até hoje não houve qualquer castigo visível.

    Adenda: Sabia que me esqueceria de algo e não posso deixar passar: Houve jogadores que fizeram uma exibição extraordinária de entrega e profissionalismo. Começo pelo mal amado Maxi que fez um jogão secando por completo o amigo cebola. Carlos Martins fez um jogo de entrega soberba, estando em défice físico numa se escondeu do jogo e procurou sempre sair a jogar, Luisão foi grande na defesa, Yebda encheu o campo numa luta fantástica contra o meio campo portista e Nuno Gomes mostrou uma garra e atitude fantástica. Não ganhámos o jogo mas se esta atitude foi repetida nos próximos jogos ganhámos algo muito mais importante do que os possiveis três pontos."

    APRENDE!

    ResponderEliminar
  7. Desde que vi um "chifrudo vermelho" a apertar o pescoço ao árbitro... aceito qualquer comentário de qualquer benfiquista. A expulsão do Grego apenas beneficiou o Benfica que a partir daí estacionou o autocarro.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite.

    Entramos no jogo praticamente a perder. O penalty complicou-nos logo a vida. Sei que Katsouranis foi um pouco 'infantil', mas não terá sido um pouco forçado?!
    Muita gente falava na 'super equipa' do FCP. (aquilo joga bem?! Foi necessário um penalty vindo dos céus para marcarem)
    Empatar sempre é melhor que peder, mas também já sabemos que o empate não serve para o Benfica. Vamos ter calma e continuar a apoiar a equipa.

    Dique que Quique foi deselegante. Ok, até concordo. E Camacho também não foi deselegante quando proferiu, recentemente, umas declarações à TVI?? Disse (ou deu a entender) que não tinha apoio da direcção. Por mim, o Benfica nunca o teria ido buscar na época passada. Armou-se em 'esperto' ao ir para o Real Madrid. De certo pensaria que teria pulso para aquela 'cambada'. Não faltam treinadores bons. É preciso saber quem se escolhe.


    Vamos deixar o nosso treinador trabalhar. Ainda há muito campeonato pela frente. Mas quem vai indo, vai indo...

    P.S. Ontem o Benfica mostrou, sobretudo depois da expulsão, união e espírito de sacrifício.


    FORÇA BENFICA, força Rui Costa, força Quique!

    Saudações Benfiquistas!

    Ana

    ResponderEliminar
  9. Pedro
    Não concordo consigo. Não conte comigo para o apoiar nos assobios a Quique. Se chalana fosse mesmo bom não terias feito o que fez o ano passado. Se Diamantino fosse bom não tinha Olhanense. Não acredito que o Quique deite fora os relatórios do Chalana, porque os erros do benfica foram iguais aos do ano passado e o Quique não estava cá. Ontem gostei de ver o bEnfica jogar, claro que tinha de retirar o cardozo, que era de todos os em campo o com menos capacidades defensivas.

    Hoje está muito radical

    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro
    Primeiro acho que tem razão em relação ás noticias que apareceram durante toda a semana para desastabilizar e neste aspecto o Rui Costa tem que aprender com o José Veiga(ele protegia a equipa melhor do que ninguém, mas o nosso Presidente não percebeu isto), mas em relação ao resto não posso concordar consigo. Eu vi uma equipa com vontade de ganhar desde o início, que fez os Corruptos recuar, e até pela equipa que o Jesualdo apresentou notou-se que eles estavam com medo da nossa equipa. Não nos podemos esquecer que Quique disse que o ideal era a época só começar dentro de 2 meses e pelo o que já vi esta equipa dentro de pouco tempo vai-nos dar muitas alegrias.
    Está muito perto o fecho do mercado de transferências, mas gostava que saísse o Katsouranis que mais uma vez notou-se que não está bem no Benfica. Já em Vila do Conde parece-me que é ele que deixa o Evandro cabeciar sozinho no lance do golo e estes dois erros são imperdoáveis. Também continuo a achar que falta um defesa direito, apesar de Maxi ter sido para mim o melhor em campo, mas viu-se que o Ruben Amorim não é uma alternativa válida. Eu queria o Belleti mas parece que Scolari já conta com ele depois do golo deste fim de semana.
    Para terminar, quanto ao árbitro são sempre aquelas faltas cirurgicas, mas já referi várias vezes que o Glorioso tem que lutar sempre contra 14.

    ResponderEliminar
  11. o benfica teve muita sorte e não ter sido goleado...

    agora quero saber se uma tantativa de suborno a um arbitro dá perda de 6 pontos, o que vai dar uma agressão a um arbitro?
    vamos ver se a lei é igual para todos...

    ResponderEliminar
  12. Aurélio acha que corromper é menos grave? Bom, quando alguém afirma tamanha barbaridade está tudo dito.
    Caro compnheiro eautor deste blg, só teho pena que estejas a ser evadido por cobarde anónimos, pelo teor liguístico dos seus comentários está bom de ver qual o clube que defendem.

    ResponderEliminar
  13. Pelo que li no post, resumo a questao: rua JÁ com Quique Flores.
    Sao os mesmos de sempre armados em sabichoes, que fazem as "análises" de sempre: pela rama, nao sabem nada de futebol mas arrotam postas de pescada. Bom, para um blogue que é referenciado num DN e num O Nojo, jornais dos Olibeirinhas, que sugam o Benfica até ao tutano, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  14. Realmente tem muita razao de queixa do árbitro !
    Especialmente por nao ter expulsado o Luisao logo no inicio do jogo.
    Se quiserem ser sérios numa analise do (apesar de tudo) optimo resultado que conseguiram concentrem-se no pequeno pormenor de saberem a que horas treinava o benfica,a que horas jantam os jogadores e a que horas se deitam.
    Não há milagres e aquela ridicula forma fisica da maioria da equipoa terá uma explicação.
    Porque a ausencia de chalana e diamantino,ainda estamos de acordo,terá facilitado a vida aos malandrinhos que convenceram quique a treinar aquelas horas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...