segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Três clubes, uma liderança

Numa semana em que o futebol nacional da responsabilidade dos clubes esteve posto em sossego, por causa da Selecção Nacional, nem por isso a agitação no Sporting e no FC Porto abrandou.
No Sporting, a entrevista-choque do seu presidente Filipe Soares Franco continua a provocar ondas de indignação no seio do clube de Alvalade. O caso não é para menos. Com a equipa de futebol a meter água por todos os lados; com o treinador Paulo Bento sozinho a tentar tapar todos os buracos; com os “casos” Stojkovic e Vuckevic à espera de uma decisão, Soares Franco, qual elefante numa loja de porcelanas, resolveu dar mais dois tiros nos pés.
Quando se esperava de um líder, num mar agitado, palavras de estabilidade, ânimo, optimismo, o homem atira que o Sporting tem prejuízos de mais de 10 milhões de euros. Não contente com isto, com uma santa bonomia e uma rara ingenuidade, diz: “O Benfica tem mais militantismo”, numa justificação à fraca afluência de público a Alvalade.
Ah, “grande Soares Franco, os que vão morrer te saúdam”, diziam os romanos. É claro que os sportinguistas não devem ter achado muita graça a estas verdades que ferem como punhais.
Mais a Norte, nas Antas ou no Dragão (eles trocam de nome e de datas de nascimento, como quem troca de camisa), o cenário também não augura grande futuro. Lisandro Lopez, o homem-golo, aquele que garante com mais ou menos dificuldade uns pontinhos no bornal, o que dá o litro nos 90 minutos, não quer renovar com o FC Porto. Diz o seu agente/empresário (porque será que agora todos os agentes e empresários de jogadores do FC Porto começaram a abrir a boca?) que Lisandro merece ganhar tanto ou mais do que Cristian Rodriguez.
O problema é que enquanto o presidente do FC Porto anda entretido com livros, manda os seus lugares-tenente resolver estes assuntos. Resultado: não resolvem. No FC Porto, a tradição já não é o que era.
E o Benfica? Óscar Cardozo, que chegou a ter um pequeno problema, diz que quer renovar e continuar; Léo diz-se de pedra e cal no clube; Yebda lança mensagens de amor ao clube e aos adeptos, diz que pelo Benfica não cumpre o Ramadão (ao contrário de Tarik, no FC Porto) e que somos o principal candidato ao título; Petit, na Alemanha, elogia Vieira, dizendo que é um grande gestor e devolveu a credibilidade ao clube; Manuel Fernandes pede desculpa ao presidente do Benfica e abre as portas a um regresso.
E para terminar em beleza, o jornal “A Bola” publica hoje uma sondagem que indica que quase 90% de benfiquistas acredita que a possibilidade do Benfica ser campeão é Muito Grande/Grande; quase 80% diz que a liderança de Luís Filipe Vieira é positiva; quase 100% aplaude o desempenho de Rui Costa e 95,5% está satisfeita com o trabalho de Quique Flores. Isto depois do empate com o Leixões, no estádio do Mar.
Conclusão: no Sporting, um líder desastrado, sem autoridade e sem força para impor respeito; no FC Porto, um líder ausente, desgastado e cansado; no Benfica, um líder dinâmico, credível, mobilizador, que garante estabilidade e transmite optimismo.

Pedro Fonseca, in "Novo Benfica"

10 comentários:

  1. Ja li naquela especie de blog-pasquim denominado "novo benfica" e os comentarios ao mesmo.

    Simplesmente EXCELENTE nao so pela pertinencia mas tambem pelo balde de agua fria e o arrepio que Bruno Carvalho deve sentir pela forma paulatina como vai vendo escapar-se-lhe o "protagonismo" que tanto tenta cultivar maltratando o Presidente do Benfica e,ao mesmo tempo,ver e sentir tambem que a mascara acabara por cair mostrando(se e que alguem tem duvidas)a torpeza das suas intencoes.

    Parabens!

    ResponderEliminar
  2. É muito importante sermos Campeões Nacionais este ano.

    Importante para o Benfica e benfiquistas claro

    Importante para o Presidente Vieira

    Importante para o Rui Costa

    Como sei que estás por dentro dos assuntos gostava que fizesses um post sobre aquilo que Camilo Lourenço anda a escrever no Record, ou seja que há dirigentes do Benfica, da SAD, que andam a pressionar e perseguir o Rui Costa......

    Pergunto eu......serão os mesmos que queriam despedir Giovanni Trapattoni no ano do título?

    Se for verdade rua com essa gente já....

    Saudações Gloriosas
    P.S O apoio e a defesa intransigente de Quique Flores será a base para sermos Campeões Nacionais não te esqueças disso.

    ResponderEliminar
  3. onde estão essas declarações do manuel fernandes?

    ResponderEliminar
  4. tudo resolvido portanto

    ResponderEliminar
  5. O LFV é bom gestor, e o trunfo dele é estar calado. Finalmente começou a usar esse trunfo e exercer as funçoes para as quais é talhado. Assim o Benfica evoluí

    ResponderEliminar
  6. meu caro amigo Joseph Lemos. O "Novo Benfica" é a maior referência da blogosfera benfiquista, com mais de 1.200 visitantes únicos por dia. O Bruno Carvalho é meu amigo, é benfiquista e tem todo o direito à sua opinião, e a divulgá-la. Para além de que não cultivo amizades com tem torpeza de intenções, pois não são seguramente essas as intenções do Bruno. Apesar de tudo, obrigado pelas suas simpáticas palavras, mas acredito que todos unidos somos imbatíveis. Não deixe de continuar a comentar neste espaço livre, democrático e benfiquista. Concordo ou discorde de mim, não deixarei de publicar as suas opiniões e tentar rebatê-las com elevação, civismo e benfiquismo, se assim o conseguir. um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Companheiros votem na sondagem Guerra aos Jornaleiros patente em http://www.bimbolagartada.blogspot.com, cuja figura desta semana e o "benfiquista" Bruno Carvalho
    do Porko Canal.

    ResponderEliminar
  8. Antes do mais, obrigado pela consideracao que retribuo.

    Quanto ao Bruno Carvalho,respeito a vossa amizade e sobretudo a opiniao que o Pedro tem formada sobre ele. Lamentavelmente a mesma nao poderei ter ate que possa vislumbrar uma prova cabal do contrario.

    Quanto ao Novo Benfica,nao duvido da intencao da maioria mas se reparar,o fluxo do trafego de visitantes deve-se pura e simplesmente ao polemico e as polemicas do Bruno Carvalho e, na verdade,como se pode verificar, a opiniao de mais de 90% dos utentes coincide com a minha.Sera que estamos todos errados? Por mim, vou aguardar para ver mas ate la...

    Um abraco

    ResponderEliminar
  9. Bom post Pedro.
    E 1 excelente resposta ao post do BC (UMA QUESTÃO DE LIDERANÇA) no NB;)
    O seu colega de blog, Miguel Álvares Ribeiro , tb já lhe respondeu!
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  10. Toniboy desanca Alexandre Pais ou a arte da manipulação

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...