segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Obsessão Benfica

Um jovem jogador do FC Porto, já imbuído do espírito da casa, afirmou hoje que “o Benfica é a nossa obsessão”. Já todos tínhamos entendido isso há muito tempo. Desde os cânticos insultuosos, jogue o FC Porto com quem jogar, ao Benfica, até às provocações baratas do “líder supremo”, no dragão a “obsessão” está identificada desde décadas.
Poderíamos estar aqui a teorizar sobre o assunto e encontraríamos em muitos compêndios de psiquiatria pistas para a doença. Cura já não há. O FC Porto é um clube regional, mas gostava de ser nacional. O destino traçou-lhe o caminho e cerceou-lhe a ambição. Os seus dirigentes foram de vistas curtas e os adeptos aceitaram a sentença. O complexo de inferioridade é que continuou a germinar dentro de portas. O jovem jogador do FC Porto, autor da frase acima citada, mais não fez do que dar voz a esse complexo.
Mas esta obsessão tem outras facetas e outros protagonistas. Também hoje se ficou a saber que a Federação tenciona modificar o regulamento da Taça de Portugal. Não deixa de ser irónico que esta intenção seja pública após a eliminação do Benfica da Taça.
Os responsáveis da Federação equacionam mesmo introduzir uma fase de grupos, a exemplo do que acontece na Taça da Liga. Sem o Benfica em prova, a preocupação dominante em sede federativa é a diminuição galopante das receitas dos jogos, sendo que 1/3 reverte para os cofres à guarda de Gilberto Madaíl.
É esta a força do Benfica. É esta força que tem de ser respeitada por todos os intervenientes do futebol português. É esta força que nos dá a confiança de que, por muito que tentem, ninguém pára o Benfica.

6 comentários:

  1. Ninguém pára o Benfica na Taça de Portugal, nem na Taça UEFA e dentro de poucos jogos no campeonato.
    O FC do Porto tem duas Taças dos Campeões regionais (1987 e 2004), duas vezes Campeão do mundo regional (1987 e 2004), 1 taça da UEFA regional (2003), etc... enfim não passa mesmo de um clube regional.

    ResponderEliminar
  2. Ora quero cá saber o que os putistas acham do Benfica ou deixam de achar. O que eu quero é que o Benfica cale os invejosos que diariamente aqui escrevem alarvidades sobre os Benfiquistas. Mainada!
    Abraço,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  3. Deixa estar, caro O INFERNO DA LUZ, no final da época a obsessão será ainda maior...
    Abraço,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  4. Permita-me discordar.
    O FC Porto é um clube regional, mas quer ser um clube regional, porque é o facto e o ser que o torna forte e grande. Há no clube uma estratégia clara nesse sentido, e penso que o FC Porto tem tirado muito partido disso.
    O facto de ser a bandeirta de uma região que pouco mais tem do que o futebol - nível de desemprego e de vida mais altos do país e poder de compra mais baixo - garante ao clube uma força enorme, mesmo que os seus adeptos estejam na sua maioria concentrados na região Norte, o que diga-se, acontece cada vez menso, fruto da recente onde de vitória.
    Outra coisa é discutir a dimensão nacional do Benfica e aí estou de acordo consigo.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. hahahahahhahh, hilariante.
    Quando dariam vocês para ser um "clube regional" que açambarca títulos com a mesma facilidade que o "clube nacional" os vê fugir...
    Aliás, o clube regional" está a extrapolar as fronteirtas - abusando, na vossa óptica! - uma vez que já foi duas vezes campeão mundial, algo que o clube nacional jamais conseguiu! Convenhamos que para "regional" não está nada mal...
    Quanto à obsessão do Candeias tal revela-se por ser neste momento - é o duas ou três semanas! - o lºclassificado o benfica; Se a entrevista tivesse sido a semana passada diria-o relativamente ao leixões...
    Obviamente que também é preciso interpretar os textos e aí o "escriba" não é forte...

    ResponderEliminar
  6. Chama-se "Síndrome Benfica" de que tanto tenho falado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...