terça-feira, 30 de outubro de 2007

Uma noite de vergonha

Claque do Celtic, comportamento invulgar de "fair play" e de apoio incondicional à equipa. Um exemplo a seguir.
O que ontem à noite se passou na Assembleia Geral do Benfica devia envergonhar todos os benfiquistas. A mim envergonhou-me. Foi uma página triste, com a agravante de ter sido consumada após duas fantásticas vitórias, contra o Celtic e contra o Marítimo.
E numa sessão onde foi apresentado um relatório e contas que confirma o percurso consolidado do clube na área financeira – louros a caberem a Luís Filipe Vieira e a Domingos Soares Oliveira.
Durante a sua intervenção, o Presidente do Benfica foi vaiado e insultado por alegados elementos das claques do Benfica, No Name Boys e Diabos Vermelhos. A origem desta animosidade para com Vieira está no facto destas claques estarem proibidas de levar diverso material coreográfico para dentro do estádio.
A turbulência fez-me regressar aos tempos quentes de Vale e Azevedo. Com uma diferença. Com Vale e Azevedo eram os seus “gorilas” que ameaçavam os críticos ao poder instituído; agora é o poder instituído que é ameaçado pelos críticos.
O que está em causa é muito simples. O Presidente do Benfica assumiu, mais uma vez, uma posição de coragem contra o “status quo” do futebol português. Há muito tempo que venho ouvindo palavras e teorias criticando a acção das claques nos estádios, mas nunca ninguém teve a coragem de fazer nada.
Nem presidentes de clubes, nem Federação, nem Liga, nem Governo, nem autoridades policiais. Todos enchem a boca com o “fair play”, com a necessidade das famílias regressarem de novo aos estádios, contra as tarjas carregadas de insultos que instigam à violência, e depois, nada.
Noutros clubes, as claques são autênticos estados dentro do estado, influenciam decisões ao mais alto nível, ameaçam e lançam bombas contra os treinadores, vigiam jogadores, servem de entidades parabancárias, escoltam dirigentes. Agem como se fossem uma guarda pretoriana, em tempo de centuriões.
Remando contra a maré, Vieira está a tentar, de facto, regenerar o futebol português. Às vezes incompreendido. Às vezes, nem sempre muito ortodoxo. Cometendo erros, mas agindo.
Aqueles que o criticam, algumas vezes com razão, devem agora vir em sua defesa. Aqueles que sempre criticaram as claques, os petardos, os fumos, os very-lights, não podem ficar calados. Nem eles, nem a Liga.
Quanto ao resto, já estou a ver alguns espíritos dizerem que se tratou de contestação interna. Só espero que Vieira não se deixe esmorecer. O caminho justo tem muitas pedras soltas. Espero que, a muito curto prazo, as claques do Benfica se possam comportar da mesma maneira que a claque do Celtic, na passada quarta-feira na Luz. Assim, sim…

OBS: Já estou à espera de alguns insultos, também. Não me intimidam…

16 comentários:

  1. De certeza que eram elementos dos Super Dragões que estavam infiltrados na Assembleia Geral do Benfica, liderados pelo Macaco. O LFV vai averiguar o que se passou e de certeza vai chegar a esta conclusão.

    ResponderEliminar
  2. não te vou insultar porque não mereces tanto!

    Agora digo vai a bola e deixa o pc!!

    (não sou do benfica)

    ResponderEliminar
  3. antónio antunes fernandes30 outubro, 2007 23:22

    eles não faltaram ao respeito só ao presidente do benfica, faltaram ao respeito a vocés que apresentam aqui o número de sócios respectivos, o glorioso e o pelicano por exemplo

    o benfica não pode estar entregue a um bando de marginais com bandeiras do Hitler

    tenho desaparecido dos blogues porque as bandeiras NN também tinham desaparecido.....

    adorei ir á luz o último domingo e não ver lá um única imagem do holocausto

    e por incrível que pareça tém-se dito e escrito que no domingo tivemos uma vitória á Benfica

    O Benfica nunca fez uma DONBRADINHA com bandeiras NN

    O BENFICA COM BANDEIRAS NN GANHOU 2 CAMPEONATOS EM 15 ANOS

    ANTES DE APARECERAM AS BANDEIRAS NN.....O BENFICA TINHA UMA MÉDIA DE VITÓRIAS DE......EM CADA 2 CAMPEONATOS.....GANHAVA 1! O OUTRO ERA PRÓS PARDAIS

    FORÇA PRESIDENTE VIEIRA!

    FORÇA BENFICA!

    CRIEM O NN FUTEBOL CLUBE E DESAPAREÇAM SEUS ENERGÚMENOS!

    SOMOS DO BENFICA!

    BANDEIRAS E SÍMBOLOS DO BENFICA SE FAZ FAVOR!

    TÉM O MEU APOIO E OS MEUS VOTOS, QUE SÃO O MÁXIMO POSSÍVEL PORQUE SÃO MAIS DE 40 ANOS DE SÓCIO

    E COMO EU HÁ MUITOS BENFIQUISTAS QUE PENSAM ASSIM

    NÃO TENHA MEDO PRESIDENTE VIEIRA!

    DEFENDA O BENFICA SE FAZ FAVOR!

    ResponderEliminar
  4. Só uma coisa meu amigo: A claque do Celtic não é legal, já que na Escócia não existem leis da treta. A claque do Celtic não tem entraves para entrar com qualquer tipo de faixas ou de material de apoio ao clube.

    Ainda o Luis Filipe Vieira não sonhava ser sócio do Benfica já as duas claques o apoiavam.

    Saudações de um Sportinguista!

    ResponderEliminar
  5. parabéns por este post, estou não a 100% mas a 1000% de acordo com isto

    o Benfica não pode estar entregue á macacada e á bicharada das barracas

    o Benfica não pode ser controlado por um bando de putos neonazis como os horríveis NN boys

    O Benfica tém uma imagema defender, não pode ser um sítio para comícios neonazis

    FORÇA PRESIDENTE VIEIRA!

    ESTAMOS CONSIGO PRESIDENTE!

    HÁ MUITOS MAS MESMO MUITOS BENFIQUISTAS QUE DETESTAM AQUELAS MISERÁVEIS BANDEIRAS NN

    VAMOS TDOS VOTAR EM SI PRESIDENTE VIERA!

    SALVE O BENFICA DA VERGONHA DAS IMAGENS DO HOLOCAUSTO SFF!

    OBRIGADO PRESIDENTE!

    ResponderEliminar
  6. http://youtube.com/VE82

    Fechar os olhos às claques, é fechar os olhos a uma parte importante da história do Benfica. Ve os videos e diz se não te arrepias por alguns momentos criados por estas claques.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. antónio antunes fernandes31 outubro, 2007 03:34

    ao falar nos NN não quero nem devo meter tdos no mesmo saco

    digo só isto AOS NN

    o meu desejo era que o presidente vieira chegasse ao pé de vocés e vos dissese.....epá tdo bem amigos como dantes, podem levar tarjas e bandeiras....MAS DO BENFICA!

    MAIS NADA PÁ

    ÉS BENFIQUISTA NÃO ÉS?

    ENTÃO USA BANDEIRAS DO BENFICA SFF

    QUEM QUISER USAR OUTROS SÍMBOLOS QUE NÃO OS DO BENFICA QUE VÁ PARA OUTRO CLUBE OU CRIE OUTRO CLUBE

    ISTO DEVIA SER RATIFICADO NUMA ASSEMBLEIA GERAL DO BENFICA

    NOS JOGOS DO BENFICA SÓ BANDEIRAS E SÍMBOLOS DO BENFICA

    E AÍ PODES TER A CERTEZA QUE MUITA COISA VAI MUDAR DO BENFICA DE NOVO...PARA MELHOR

    VÉ O QUE ERA O BENFICA ATÉ 1992

    VÉ O QUE TÉM SIDO DESDE AÍ ATÉ HOJE

    OS PIORES 15 ANOS DA HISTÓRIA DO BENFICA

    TUDO NOS ACONTECEU NOS ÚLTIMOS 15 ANOS EM TERMOS DE AZAR

    ESTAMOS AMALDIÇOADOS PELAS BANDEIRAS NN NÃO TENHAM DÚVIDAS SOBRE ISSO PÁ

    QUEM É QUE SE RI DESTA SITUAÇÃO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS?

    PINTO DA COSTA CLARO

    MAS ANTES DE 1992 LEVOU MUITAS VEZES NA CABEÇA, MUITAS MESMO

    SABES PORQUÉ?

    HAVIA MÍSTICA PÁ

    HAVIA BANDEIRAS DO BENFICA EM QUALQUER ESTÁDIO DO PAÍS!

    NÃO DESTRUAM O CLUBE FDSE!

    ResponderEliminar
  8. NeoNazis? ve-se aqui gente mais burra como eu nunca imaginei...

    sabem o que são neonazis? sao pessoas que acreditam na superioridade da raça ariana...julgo que ao menos isso saibam...


    numa claque onde há gente de todas as raças e de todas as cores onde há lugar pra essas coisas? falem do que sabem e calem a boca do que não sonham

    ResponderEliminar
  9. Continua muita gente a falar de um assunto que nem todos sabem (claques).

    1º Ponto - Não existem claques no Benfica. Existem grupos de adeptos que de forma expontanea compram cativos para o mesmo sector do estadio com o objectivo de apoiar o benfica em conjunto.

    2º Ponto - Aquilo que os "aios" do LFV em materia de segurança, têm feito contra os adeptos/sócios conotados com as antigas claques é vergonhoso.

    3º Ponto - O que aconteceu na AG, é só o começo, ou esta Direcção ouve estes adeptos ou pode-se dizer que na proxima AG vai ter muito mais problemas.

    4º Ponto - A lei que regula as claques tem artigos que violam o direito à privacidade dos cidadãos.

    5º Ponto - Este grupo de adeptos não querem apoios, não querem bilhetes, não querem $, só querem ir à bola apoiar o clube do nosso coração e levar bandeiras, faixas e material de apoio conexo sem ter problemas. Se a direcção perceber isto, tudo vai correr bem.

    ResponderEliminar
  10. O celtic não tem claque nenhuma ..

    ResponderEliminar
  11. NN Sempre Presentes31 outubro, 2007 15:09

    É muito engraçado ler a quantidade de alarvidades aqui escritas por auto-entitulados "verdadeiros benfiquistas". Então os NN são um grupo neo-nazi??? Nada mais rídiculo, basta um destes ilustres passar 5 minutos entre NNós para perceber que o nosso grupo reflecte a multi-culturalidade e multi-etnicidade do nosso Glorioso: gente de todas as origens soció-económicas, de gerentes bancários e empresários a estivadores e desempregados, muitos deles de origem africana. Alguma vez haveria uma bandeira de Cuba ou da Jamaica no meio de um grupo nazi???? O nosso único interesse é apoiar INCONDICIONALMENTE o Benfica, em toda a parte e a qualquer altura. Todos os NN são sócios do SLB, e muitos com vinte votos, por isso temos tantos direitos como outros sócios quaisquer, não pedimos benesses nem privilégios, apenas liberdade para apoiar o nosso clube sem a corja de cães-de-fila da polícia a bafejar-nos a nuca, à espera de qualquer pretexto para descarregar as suas frustações à bastonada em cima de sócios do Benfica, na sua casa! Pensem antes de falar, caros consócios. Estão demasiado habituados a sentarem-se e assobiar constantemente a sua própria equipa, coisa incomparavelmente mais grave que acender uma tocha ou um pote de fumo. Porque é que preciso de uma ficha detalhada na polícia para ir ao "meu" estádio cantar pelo meu clube? Que seria da nossa equipa se o estádio ficasse entregue aos "sócios do assobio", sem ninguém que a incentivasse nos maus momentos? São vocês que fazem o "Inferno da Luz"? Porque bater palmas quando se está a ganhar não custa nada. Dizer que a culpa dos insucessos desportivos do Benfica na última década e meia é dos NN é tão disparatado que nem merece comentário... Que é feito do futebol dos domingos à tarde? O caminho que isto leva é o da "americanização" do futebol, em nome do "espectáculo" (quer dizer, das televisões que, essas sim, ganham fortunas com o Benfica), querem-nos a comer pipocas e caladinhos, pois não nos calaremos!

    Outra falácia recorrente: a de que os "líderes" dos NN vivem à custa da claque e dela se servem para os mais obscuros interesses. 1) os No Name não têm líder, são um grupo democrático no sentido em que cada um tem voz, e pode exprimi-la livremente, através do núcleo a que pertence. 2) Ao contrário das principais claques dos outros clubes, os NN não fazem dinheiro com venda de material, nem com excursões, nem com coisa nenhuma, nem os nossos andam de Porsche, como o "ilustre" Macaco dos Super Morcões.

    O LFV fez muitas coisas boas pelo Benfica, estabilizando as finanças e restituíndo-nos a credibilidade que perderamos com o mísero Vale e Azevedo (eleito, com certeza, com votos de quem aqui escreveu), mas o seu papel está esgotado, não tem visão nem capacidade para mais. E o tratamento que dispensa a sócios do clube a que preside é inqualificável.

    Um sócio do Sport Lisboa e Benfica, membro dos No Name Boys desde 1994.

    ResponderEliminar
  12. ao nn sempre presentes:

    Parabéns pelo teu texto! Admiro principalmente a tua paciência para este depoimento rico e verdadeiro. Com tanta porcaria que se tem escrito aqui sobre nós fico mesmo sem reação...estes são os tristes do nosso clube. No entanto tenho a certeza que são mais os que nos respeitam pela forma como nos entregamos ao nosso Benfica. É sempre positivo.
    Ressalvo também o ponto 5º do penúltimo anónimo. A questão é unicamente essa, pois oiço nos orgãos de comunicação e pelas pessoas obviamente mal informadas que os NN querem um regime de excepção perante essa lei...

    Benfiquista desde sempre e para sempre
    Sócio desde 1989
    NN desde 1997

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que o Benfica foi eliminado em Setubal - e isto tem tudo a ver com a miséria a que o nosso clube chegou....

    ResponderEliminar
  14. subscrevo o ultimo comentario...


    SEMPRE PRESENTES!

    SEMPRE BENFICA

    ResponderEliminar
  15. eh pá, não há pachorra para estes estúpidos das claques, que já fizeram com que eu deixasse de ir à m**** do futebol. gajos que gritam "ooooooh, filho da p***" sempre que há um pontapé de baliza não têm cérebro, pura e simplesmente.

    são estúpidos se forem multiétnicos, são estúpidos se forem racistas.

    ó idiotas, a simbólica das bandeiras dos nn é sem dúvida nacional-socialista e as bandeiras com desenhos de skins que aparecem volta e meia (restelo, há 2 anos) são o quê?

    deixem o futebol e vejam a bola nas vossas casas. se quiserem parti-las todas, força.

    (peço desculpa pelo vocabulário, mas não há pachorra para esta gente.)

    ResponderEliminar
  16. n li uma unica palavra de jeito neste blog...sou membro dos NN com muito Orgulho e muito Amor...ninguem neste mundo defenfe o benfica como NNós.enquanto está toda a gente na central sentados a ver o jogo sossegados NNós tamos a cantar pelo Glorioso e nos últimos tempos somos alvo de pancadaria por parte da policia só por tarmos a defender os NNossos direitos e os do benfica...tenham vergonha na cara porque se não fosse os NN o benfica não era um clube com tantos adeptos e os estádios estavam vazios e em silencio...NN até morrer

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...