Será que quando as coisas correm mal, teremos mais tendência para vislumbrar perversas conspirações, tenebrosas manobras, maquiavélicas artimanhas, para nos “empurrar para baixo”?
Vem-me esta dúvida à cabeça a pouco menos de 48 horas de uma meia-final da Taça de Portugal importantíssima para o Benfica. Em Alvalade, vamos jogar quase toda a época e o que acontecer na quarta-feira à noite terá influência directa no jogo de domingo contra o FC do Porto. Uma vitória elevará o moral das “tropas”, uma derrota pode transformar o jogo do Dragão numa noite de pesadelo.
Regresso à minha dúvida, talvez existencial. Reflicto sobre o nome do árbitro escolhido para arbitrar essa meia-final, Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto. Porque será que este nome me traz recordações nefastas?
Recorro à memória: 1ª jornada do campeonato, num Agosto já distante. Jorge Sousa foi o árbitro do Leixões – 1; Benfica - 1. E depois? Escrevia o jornal “O Jogo”, na edição do dia seguinte: “Ao minuto 76, Jorge Sousa cometeu o maior erro de uma exibição pouco conseguida, deixando – tal como o seu assistente – passar em claro uma grande penalidade cometida por Ezequias sobre Nuno Assis”. Pois…
O pior é o raio da tendência para vislumbrar perversas conspirações não fica por aqui. Jorge Sousa foi também o árbitro do Benfica – 1; Braga -1 e do Benfica – 0; FC do Porto – 1. Malapata, logo um árbitro que dá pouca sorte ao Benfica.
O problema com este árbitro é que não é só ao Benfica que ele dá azar, também é ao Belenenses. É que Jorge Sousa foi o árbitro do Leixões – 1; FC do Porto -2. Sim, esse mesmo, o que validou o segundo golo portista, marcado por Tarika em fora-de-jogo.
Que diabo de pensamentos tenebrosos! Mas há mais, que nisto de pensar em maquiavélicas artimanhas tem que se lhe diga. Recordemos agora Elmano Santos. Esse mesmo, o árbitro da Associação de Futebol da Madeira. Não é que este madeirense, pensando no bailinho, marcou um penálti fantasma na Luz contra o Benfica no jogo com o Paços de Ferreira e, 15 dias depois, validou dois golos irregulares do FC do Porto no jogo do passado domingo, no Bonfim, contra o V. de Setúbal?
E porque é que agora mesmo, mesmo, me lembrei de Lucílio Baptista, esse “iluminado” da arbitragem inscrito na Associação de Futebol de Setúbal? Terá sido porque o ilustre Lucílio, que não viu uma catrefada de penáltis a favor do Benfica, no Bessa, contra o Boavista, “viu” um penálti a favor do FC do Porto, em Belém, no jogo contra o Belenenses?
Como dizem os italianos: Si no e vero, e bene trovato…
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Maquiavélicas conspirações
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Benfica 0 - Guimarães 1, Assistência para o golo, de Flávio Meireles, feita com a Mão, jogo para a Taça de Portugal, Oitavos, ou Quartos-de-Final, da época 2005-2006...
ResponderEliminarGuimarães 1 - Benfica 2 , Penalty contra o Benfica, a poucos minutos do fim, por uma suposta falta do Luisão sobre o Romeu, que deu o empate ao Vitória, felizmente o Geovani com a coloboração do Palatsi, praticamente nos descontos deu a vitória ao Benfica, na época 2004-2005, ano em que fomos Campeões...
Não necessitei de consultar os arquivos, foi somente com a memoria, porque existem outros jogos...
Advinhem quem foi o árbitro destes jogos?
Tenho que reconhecer, que fosse qual fosse, o árbitro escolhido, seria possível fazer uma 'lista' de jogos, parecida com esta!!!
Este senhor no ultimo Domingo fez uma arbitragem em Barcelos vergonhosa.
ResponderEliminarAcabou com o sonho de uma cidade!
Vejam isto que já diz tudo: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=265815
senhores como este deveriam estar a arbitrar nas regionais!
Abraço
Vergonhosa a arbitragem deste sr., no passado jogo de Domingo entre o 'meu' Gil e o Aves.
ResponderEliminarTal como diz o outro: O Apito ainda vai apitar, e muito...
Vergonhosa a arbitragem deste sr., no passado jogo de Domingo entre o 'meu' Gil e o Aves.
ResponderEliminarTal como diz o outro: O Apito ainda vai apitar, e muito...
é isso mm abidos!
ResponderEliminardossiers de imprensa sb estas marionetes da corrupção é o k se tem k fazer!
são tantos os jgs k somos roubados k já me custa ,por vezes, associar o jogo ao árbitro...eskeci-me , por , exemplo dos árbitros das derrotas constantes kdo vínhamos às antas, e tínhamos, invariavelmente,pelo menos 1 jgdr expulso!
jogos, como no que o simão foi agredido por costinha, manike e jorge costa(2003?)....
Vcs sabem k nós sabemos, seus 'andróides'!!!!!