sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Festa bonita, discurso duro

No dia em que Valentim Loureiro soube que ia a julgamento no caso Apito Dourado, e que Almeida Ribeiro, nomeado para director da PJ do Porto, afinal já não vai por alegadas ligações ao FC Porto, o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, lançou um dos mais duros ataques à passividade dos órgãos do dirigismo desportivo e ao próprio Governo.
Classificando de “vergonha para o País” o facto de acusados no âmbito do Apito Dourado continuarem em funções, Vieira apelou à Liga, à Federação e ao Governo para serem”parte da solução e não parte do problema”.
Testemunha privilegiada deste corajoso e dessasombrado discurso (que pode ler na íntegra aqui), realizado na Gala do 104º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, não pude deixar de reparar na reacção de Gilberto Madaíl.
O presidente da Federação chegou tarde ao Casino do Estoril, não sei se na esperança de evitar ouvir Luís Filipe Vieira. O “timing” de entrada na sala, no entanto, correu-lhe mal e teve de esperar de pé junto à porta que Vieira acabasse de falar. Assim exposto, Madaíl não se furtou a bater palmas na parte em que o Presidente do Benfica se referiu ao Apito Dourado, acompanhando a “trovoada” de aplausos que marcou o ponto alto da intervenção do líder benfiquista.
É curiosa esta “dupla” personalidade de Gilberto Madaíl: aplaude uma intervenção em que é instigado a actuar como líder federativo e, depois, comentando-a diz que não pode fazer nada. Engraçado: o Presidente da Federação, sobre os dois casos mais marcantes do futebol português dos últimos dias – a demissão do juíz Herculano Lima, colocando em causa a credibilidade do Conselho de Justiça para julgar em recurso os processos do Apito Dourado; e a intervenção de ontem de Luís Filipe Vieira sobre o mesmo “caso” - diz a mesma coisa: "Não posso fazer nada".
Tirando isso, a festa foi bonita, pá, como diria o Chico Buarque. O problema é que a emoção só toma conta de nós quando vemos e falamos com Carlos Manuel, António Simões, José Augusto, Diamantino, Pietra, Vítor Martins (as melhoras, "Garoupa", e que tudo corra bem na operação), Rui Águas, Shéu, Humberto. Ai que saudades de Bento, e o Rui Costa que se vai.

1 comentário:

  1. Eu concordo consigo, porém temos de considerar vários factores, um deles o problemo financeiro, que o meu companheiro tão bem revelou. O Benfica sofreu um terrivel periodo após a sua última presença na final da taça dos campeões europeus. Os anos 90 foram terriveis para o Benfica, agora e como bem referiu o Benfica está em ascensão financeira. E tal como hoje escrevia Manuel Delgado na Bola o Benfica vai recuperar a sua grandeza futebolistica visto estar a ser preparado o seu futuro com gente benfiquista que sabe de futebol.Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...