segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O futebol português no seu melhor

O jornal “A Bola”, na sua edição de 16 de Fevereiro de 2008, revela um “documento explosivo” sobre como funcionam as instâncias juridiscionais do futebol em Portugal. Segundo o documento, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga sancionou Valentim Loureiro com 6 meses de suspensão por ofensas aos juízes Pedro Mourão e Francisco Cebola, em exercício na CD da Liga.
O então presidente da Liga viu, porém, a pena, que o inibiria de exercer quaisquer cargos no desporto, ser reduzida pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF para 100 dias, o que permite ao major continuar no activo.
O presidente do CJ da FPF que decidiu pela redução da pena a Valentim Loureiro chama-se António Gonçalves Pereira e é vereador na Câmara Municipal de Gondonar, cujo presidente se chama, adivinharam!!!, Valentim Loureiro.
O anterior presidente do CJ da FPF, o juiz jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Herculano Lima, votou contra esta redução de pena e fez uma declaração de voto arrasadora, que a edição referida de “A Bola” transcreve na íntegra. Resumindo, diz que a decisão de redução da pena a Valentim Loureiro para 100 dias “sofre de dois pecados capitais: erro de julgamento e violação da lei”.
Pergunta a “A Bola” se (..) “sabendo-se que será o CJ da FPF a deliberar os recursos do Apito Dourado (…) tem este CJ de facto credibilidade para julgar tão candente matéria”? Confusos?
A única resposta corajosa e decente a este trabalho de investigação de “A Bola”, assinado pelo jornalista José Manuel Delgado, veio do Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira: “Não só estou muitíssimo preocupado como lamento profundamente a demissão de Herculano Lima, um ínsigne magistrado que tinha afirmado, numa reunião solicitada pelo Benfica, que tinha já a certeza de que havia corrupção no futebol português”. E ironizou, Vieira: “Se calhar, um dia destes ainda mudam o CJ para Gondomar… ou lá perto, para se transformar numa Aldeia da Roupa Branca”.
Em tom e postura claramente diferente, o presidente da FPF, Gilberto Madaíl diz: “Nada posso fazer em relação a essa matéria”. Ora aqui está um “homem do futebol” como deve ser. Afinal, ninguém lhe perguntou sobre Mundiais, Jogos Olímpicos, Europeus e quejandos, que, isso sim, eram matérias a que ele dava, com todo o gosto, a sua abalizada opinião. E os outros, não dizem nada????
Obs: Se querem saber quem é o homem (António Gonçalves Pereira, actual presidente do CJ) e mais sobre a trama, então leiam isto

1 comentário:

  1. O Apito não vai dar nada, infelizmente. Se tivessem visto o eixo do mal é uma vergonha a descontração de certos arguidos no processo. Neste país, os arguidos do apito vão sairsem problemas ou condenados, o Bexiga ainda leva um processo em cima porque difamou os magistrados e o João Serpa que esteve numa manisfestação não autorizada, mas a defender quem não recebe foi condenado com 75 dias de prisão.

    E ainda vocês acreditam nas estórias dos douradinhos. Eu infelizmente, só acredito nos jogos do benfica

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...