quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um dia a casa vem abaixo

FC Nuremberga – 2; Benfica – 2 (2ª mão dos 1/16 avos da Taça UEFA).
Mais uma vez não se conseguiu ganhar em solo alemão. No seu 290º jogo europeu, o Benfica deu uma pálida ideia de si. Curiosamente, fez melhor do que em 62, quando perdeu por 3-1, mas a exibição foi de envergonhar. Apurados para os oitavos de final, a disputar contra a equipa espanhola do Getafe, mas o sonho começa a esmorecer.
Que diferença para a equipa que na década de 80 foi a Leverkusen fazer um jogo memorável e empatar 4-4, depois de estar a perder 2-0. Hoje, também estivemos a perder 2-0, conseguimos chegar, com felicidade, ao empate, mas esquecer a lástima exibicional é não ser responsável.
E depois há Camacho. O que vai na cabeça do espanhol quando olha para o relvado e vê a equipa afundar-se sem mexer um dedo? Como se pode permitir que um homem que jogou 20 anos ao mais alto nível europeu e mundial, que liderou a selecção espanhola em mundiais, fique transido de medo no banco de suplentes sem saber o que fazer?
Luís Filipe é um jogador medíocre, impróprio para consumo. Colocá-lo a jogar e, pior, “obrigá-lo” a estar 90 minutos no relvado é desumano para o próprio jogador. Não acredito que Luís Filipe seja assim tão mau, mas, uma coisa é certa, o rapaz está arrasado psicologicamente e aquela camisola pesa-lhe toneladas.
Maxi Pereira foi um peso morto, obrigando o Benfica a jogar com 10 até 15 minutos do fim. Makukula sozinho na frente não dá, como se sabe e se viu. O Benfica tem de jogar com dois pontas de lança. A teimosia de Camacho já ultrapassa o admissível e só se espera que um dia a casa não venha abaixo. Foto: Alex Grimm/Reuters

4 comentários:

  1. Camacho armou bem a equipa e conseguiu suster um Nuremberga que era quem tinha que atacar.

    Esqueçam o romantismo do Futebol, Camacho jogou à italiana. Defender e anti-jogo.

    Até aos 40 minutos funcionou e muito bem, sem qualquer lance de perigo dos alemães.

    Depois começam os erros defensivos. E isso é o pior para uma equipa que joga neste sistema. Jogar em contenção significa que a defesa tem que ser um relógio e não pode cometer erros infantis.

    O Benfica vai para o intervalo já pouco descansado e o Nuremberga já percebia como podia entrar pela defesa do benfica.

    Pinola apareceu no jogo e o meio-campo do Benfica desaparece.

    E voltam a acontecer erros incriveis. Quando não temos que atacar e ser inteligentes, sofremos um golo em contra-ataque em que o meio-campo não pressiona e a defesa é ultrapassada. Quantas vezes já vimos isto? Como é que possível?

    Psicologicamente a equipa estoirou. Camacho demorou a perceber. Viu-se que não tinha plano-B! Ou se tinha era só para o caso de sofrer o segundo, o que não demorou muito.

    Esperou demasiado é verdade. Mas também não sei se tivesse feito uma substituição com o jogo em 0-0 ou 1-0, as coisas seriam tão produtivas.

    Foi uma má exibição... coisas muito negativas (como é que tanta gente desejava Luís Filipe!!!) mas também positiva a abnegação dos jogadores a partir dos 75 minutos.

    Cardozo entrou com tudo, Rui Costa e Petit nunca desistiram, Sepsi voltou a mostrar que foi uma excelente contratação... e o golo do Di Maria é uma delícia pela forma inteligente como ele faz o compasso de espera antes do passe, para não cair em fora de jogo e depois tem a calma para Fechar o jogo!

    Que venha o próximo!

    ResponderEliminar
  2. Correcção: 299º jogo europeu.
    Realmente o Camacho está provar que é um treinador de 2ª.
    Saudações benfiquistas.

    SLB 4ever

    ResponderEliminar
  3. Correção, o 4-4 de Leverkusen foi na época 93-94, portanto, na década de 90...

    ResponderEliminar
  4. mau de mais para ser verdade, a passagem não pode escamotear a falta de qualidade de alguns jogadores, a começar por um com nome igual ao presidente.... Maxi Pereira não tem categoria para estar cá, o Petit já era, o Katso desde que no inicio da época viu o contrato melhorado em 200.000,00€ por ano deixou de saber jogar, o Makukula é o makukula, sem comentários, e depois temos um Nuno Assis que parece um macaquinho a jogar futebol e o Rui já não dá mais amigos, ele próprio é honesto e digno e já afirmou que acabou no final da época, só a vontade não chega.
    Do camacho tal como do presidente, já nem comento, são nulidades que se complementam a enterrar o Benfica ...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...