quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O que eu penso sobre as claques do Benfica

O facto em si é grave. Se um pequeno grupo de jovens, alegadamente membros das claques do Benfica, se dá ao luxo de marcar presença numa assembleia geral do clube, que se realizou, sublinhe-se, na área presidencial do Estádio da Luz e não num pavilhão, onde se permite insultar o presidente do Benfica e perturbar os trabalhos, o que poderão fazer, em maior número nas bancadas de um estádio?
Não sou, nem nunca fui, contra as claques organizadas. Considero-as um importante factor de animação extra do espectáculo, cujas coreografias são, em muitos casos, só por si elementos de propaganda do jogo.
As claques são úteis, com o seu apoio. São um espectáculo, dentro do espectáculo. Muitas vezes, exprimem momentos de maior qualidade artística do que aqueles que se veêm no relvado. Contudo, há que ser intransigente num facto: ninguém pode estar acima da lei. Há que cumprir a legislação e, no que às claques diz respeito, isso passa pela sua legalização, como vem estabelecido na Lei nº 16/2004 de 11 de Maio.
As duas claques mais representativas do Benfica, os No Name Boys e os Diabos Vermelhos, devem ser apoiadas, devem poder ter o seu espaço próprio no estádio, devem ter facilidades para o acompanhamento da equipa. No caso dos “Diabos Vermelhos”, o clube até lhes deve um apoio inestimável à equipa de hóquei patins, sem o qual, se calhar, a modalidade já não existia no nosso clube.
São jovens adeptos, que defendem o clube, que o apoiam voluntariamente e que, assim, prestam um serviço inestimável à equipa de futebol, muitas vezes em situações de desvantagem. Gosto desse entusiasmo, desse amor ao clube, dessa dedicação sem limite. Mas isso não me tolda a razão: há jovens infiltrados nas claques que não gostam de futebol e não gostam do Benfica, gostam da violência e de incitar à violência. Por isso, urge legalizar as claques, para que esses elementos sejam erradicados.
Em 1996, em pleno Estádio Nacional, durante uma final da Taça de Portugal, um very light disparado do local onde estava instalada uma claque do Benfica atingiu mortalmente um adepto do Sporting. Não culpo, nem culpei a claque. Foi, como se provou, um acidente lamentável. Involuntário. Mas nada disso teria acontecido se a proibição de entrada nos estádios com material desse calibre fosse efectivada. Antes prevenir que remediar.

Obs: Como calculava, recebi, ontem à noite, diversas ameaças, graves, na minha caixa de correio. Não são de benfiquistas…

7 comentários:

  1. não estou com paciencia para comentar devidamente este post mas o seu autor é daqueles que deve aceitar a lei porque é lei e como tal é boa sem a questionar minimamente e procurar saber se de facto faz sentido para a problemática que visa. Uma lei discriminatória e preconceituosa já de si é má. Isto significa que um elemento de uma claque, à priori é um potencial criminoso. Pessoalmente sinto-me insultado, isto se eu me legalizasse. Mas nunca acontecerá! Sou um cidadão igual a todos, sou adepto do Benfica como todos os outros, ou devia ser, pois neste momento parece que não. Bom mas já que afinal encontrei alguma paciência, queira o autor deste comentário saber que o lugar presidencial vale tanto ou até menos que o pavilhão do Benfica e que além do mais, creio que não há lugar específico para se insultar o presidente. Você é benfiquista? Além do mais os jovens que lá estiveram, em grupo ou não, eram sócios do clube. Por enquanto ainda não há uma pre-seleccão de associados. Queira saber que muitos como eu têm direito a muitos votos também. Isto vem de longe e os problemas resolvem-se na nossa casa e a ass geral foi o momento para mostrar o que tem vindo a acontecer. as pessoas aqui gostam muito de papaguear, fazer estilo jornalismo, mas este papel requer também algum tempo de investigação sobre o que se queira escrever.

    ResponderEliminar
  2. o inferno vermelho, como tu cjamas o teu blog, tem mt a ver com as claques oh parvo

    ResponderEliminar
  3. Saudações Encarnadas
    Vou tentar explicar tudo num texto, já que tens carência de informação. Antes do 25 de Abril também existiam leis e não foi por isso que se deixou de lutar. Esta Lei é simplesmente discriminatória para os membros das claques do Benfica (que agora já não existem). Caso não saibas, hoje em dia, todos os membros das claques são sócios do Benfica (como qualquer adepto normal, que paga as suas quotas mensalmente). Alguns deles têm mais de 15/20 anos de sócio. Alguns na AG tinham o papelinho mágico com 20 votos(!). Agora, na bancada Sagres, na porta onde costuma(va) entrar a ex-claque No Name Boys, há uma revista discriminatória que não acontece nas outras portas! Enquanto que, para entrar na tal bancada perde-se meia-hora (às vezes bem mais!), nas restantes bancadas entra-se num instante! Isto é simplesmente estar gozar com a cara de centenas de Sócios do Benfica! Porque é que não revistam também os outros sócios? Apenas porque estes cantam e saltam sem vergonha? Faça sol ou faça chuva estes sócios estão lá (Sempre Presentes). Inferno da Luz? Infelizmente está bem morto! Adeptos que em vez de cantarem, assobiam! Quem é que começa na luz os cânticos? Os adeptos da Sapo? PT? NÃO! São os da Coca-Cola e Sagres! Se não fossem as claques, a luz seria somente assobios! O pouco que resta do Inferno da Luz está a ser destroçado! Estes sócios não desejam apoios, nem sedes, nem faixas. Querem apenas o respeito como sócios do Benfica!! Não querem ser discriminados! O clube já possui os dados de cada individuo que seja SÓCIO DO BENFICA! Porque é que os outros sócios não dão os seus dados? Só porque estes cantam e saltam têm que dar? Então e aquele adepto que atirou uma garrafa num jogo do Benfica para o relvado? Também está registado? Então nas outras bancadas os adeptos são todos bem-comportados? Ou registam todos ou não registam ninguém! Os que ficam na Sagres e Coca-Cola NÃO SÃO CRIMINOSOS, são SÓCIOS DO BENFICA!!!

    Depois, há ainda a questão da violência policial. CADA JOGO é uma carga policial sem razão aparente para cima de SÓCIOS DO BENFICA. Onde é que isto acontece? A Polícia mandar bastonadas aos associados do clube sem razão nenhuma? Infelizmente acontece na Luz. Começam inicialmente com olhares e bocas e ao mínimo acontecimento, distribuem bastonadas a torto e direito! Então, mas agora paga-se quotas e bilhete para assistir a um jogo ou paga-se para levar bastonadas???? Neste momento paira um sentimento de revolta sobre centenas (MILHARES!!!!) de SÓCIOS DO BENFICA!

    Quanto á AG, o que eu posso dizer é que não foram só elementos das ex-claques que confrotaram o presidente. Muitos sócios, alguns conhecidos, outros não. Por exemplo o sócio Jorge Maximo falou (por alguma razão que desconheço a comunicação social não passou essa parte......enfim não lhes dava jeito concerteza). Os ânimos exaltaram-se porque o presidente mentiu, assim como senhor Mário Dias. Dizem que não chamaram a polícia mas á saida da AG, lá estavam eles a fotografar os sócios! Perseguição? Já não se pode confrontar a direcção numa AG do Benfica?

    Depois o presidente, referiu que o seu gabinete estava sempre aberto (o que é bem mentira). E foi então que os insultos começaram dos ex-claqueiros e adeptos normais.
    Um pouco depois ainda tem a "lata" de dizer que o assunto "não lhe interessa"! Centenas de SÓCIOS são varridos pela polícia nos corredores e isso não lhe interessa?! Graças ao seu "desinteresse" já resultaram algumas cabeças partidas, entre outras lesões!

    Para terminar, (o texto já vai longo e espero que não seja censurado neste blog) as atitudes da direcção nada ajudam, pois negligenciam os problemas que MILHARES DE SÓCIOS passam todas as semanas na Sagres e Coca-Cola
    A única maneira de reviver o INFERNO DA LUZ é unir os sócios e os adeptos! (coisa que não está a acontecer!).

    ResponderEliminar
  4. Não sabes da missa a metade...as claques do SLB têm na sua maioria sócios do SLB com muito mais de 10 anos, e idas a todos os estádios e quase todos os países da europa.. e tu? um anito de sócio a custa do kit é ? e talvez duas idas aos derbys porque te interessa mais estar a escrever em merdas de blogs.
    Nascemos Sem Nome, Mas o Benfica Somos Nós!

    ResponderEliminar
  5. repito que não devo meter todos os no name no mesmo saco

    vocés respondem com insultos e outros com resposta evasivas tipo foram os no name que falharam em frente á baliza e contrataram este ou aquele.....

    não me interessa nada disso

    eu falo só de sorte e azar, AZAR QUE ACHO QUE AS VOSSAS BANDEIRAS NN DÃO

    MAIS NADA

    E vamos a factos CONCRETOS

    Que vocés nunca rebatem

    AQUI VAI

    ATÉ 1992(ano em que aparecem bandeiras NN no clube) O BENFICA.....

    Tinha uma média praticamente de EM CADA 2 CAMPEONATOS GANHAVA 1! O OUTRO ERA PRÓS PARDAIS

    DESDE 1992 ATÉ HOJE....o Benfica em 15 anos GANHOU 2 CAMPEONATOS, em ambos os campeonatos o Porto mudou de Treinador durante a época e foram ambos ganhos no fim do campeonato, ou seja

    Com BANDEIRAS NN O BENFICA NUNCA GANHOU UM CAMPEONATO ÁS CLARAS, Á VONTADE

    Em 1988 com Toni ganhámos com 7 ou pontos de vantagem sobre o Porto, foi o último ás claras, á vontade, em 90/91 ganhámos também muito bem, com não sei qtas vitórias seguidas

    A partir de 92/93(ano das bandeiras NN) tém sido o que se sabe....

    ATÉ 1992 O BENFICA FEZ 10 DOBRADINHAS

    Ganhou campeonato e taça no mesmo ano 10 vezes, tantas como porto e sporting juntos ou mais uma senão estou em erro

    COM BANDEIRAS NN O BENFICA NUNCA FEZ UMA DOBRADINHA....

    Esteve quase com Trapattoni mas várias coisas falharam na final e antes....POIS É HÁ SEMPRE``UM CONJUNTO DE VÁRIAS COISAS QUE FAZEM COM QUE O BENFICA NÃO GANHE, QUE FAZEM COM QUE O CLUBE ANDE PRA TRÁS E NÃO PRÁ FRENTE..´´

    Até 1992 o BENFICA foi a 8 FINAIS EUROPEIAS

    Desde 1992( ano das bandeiras NN) O BENFICA NUNCA FOI A UMA FINAL EUROPEIA

    Até 1992 o BENFICA FOI SEMPRE Á EUROPA

    Desde 1992 o BENFICA por 2 VEZES não se classificou para a EUROPA, FACTO INÉDITO NA HISTÓRIA DO CLUBE

    Até 1992 o PORTO NUNCA TINHA SIDO TRICAMPEÃO NA VIDA

    Desde 1992 foi não só Tricampeão como também PENTACAMPEÃO e agora este ano PREPARA-SE PARA O SEU SEGUNDO TRI DA HISTÓRIA....e vamos ver se vai parar por aqui...

    DESDE 1992 O SPORTING GANHOU MAIS VEZES NO ESTÁDIO DA LUZ NOS ÚLTIMOS 15 ANOS.....DO QUE NOS OUTROS 85 ANOS TODOS!

    Se alguém em 1991 falasse nos próximos 15 anos o Benfica não vai a final europeia nenhuma e vai estar dois anos sem ir á europa, o Sporting vai a uma final da Uefa e o Porto vai ganhar a UEFA E CHHAMPIONS EM ANOS SEGUIDOS....TDA A GENTE DIZIA...OLHA ESTE MALUCO....OLHA ESTE ZANDINGA...

    Desde 1992 o Sporting ganhou O DOBRO DOS TÍTULOS DO BENFICA

    ISSO SÓ ACONTECEU NO TEMPO DOS VIOLINOS, DEPOIS SÓ NO TEMPO DAS BANDEIRAS NN

    Como é possível isto para nós Benfiquistas que olhamos para o Sporting como um clubezeco que nunca foi sequer a uma MEIA-FINAL DA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS?


    BELA MÉDIA NN ESTA HEIN?

    O SL BENFICA ERA UMA COISA

    O NN BENFICA É OUTRA COISA, OUTRA HISTÓRIA

    OS TEMPOS DAS BANDEIRAS NN SÃO OS PIORES TEMPOS DA HISTÓRIA DO BENFICA

    É uma GRANDE COINCIDÉNCIA...

    Mas eu lembro-me da primeira vez que vi um jogo do Benfica com bandeiras NN e recordo-me o que disse um amigo meu que me acompanhava sempre nos jogos do Glorioso e que entretanto deixou de ir desgostoso com o rumo que o clube levou em que mal se véem bandeiras do Benfica....ele disse....epá olha aqueles gajos com bandeiras do Hitler...aquilo ainda nos vai dar AZAR...

    E não é que TÉM DADO AZAR MESMO?

    Pelo menos SORTE não me lembro....

    Eu aqui não insulto ninguém dos NN, não digo que são nazis

    Retiro aqui isso dos nazis, as minhas desculpas, é no calor da conversa, mais nada

    Nada tenho contra as pessoas, é contra as bandeiras mais nada

    FALO APENAS DE DADOS E FACTOS CONCRETOS

    Agora REBATAM ISTO

    Vocés só respondem com insultos porque não conseguem rebater o que é evidente pois claro

    Ou então DIGAM QUE É APENAS UMA GRANDE COINCIDÉNCIA

    Nestes últimos 15 anos aconteceram as coisas mais inacreditáves ao Benfica, foi o descontrole total

    O Benfica está amaldiçoado por estas bandeiras, enquanto não se resolver isto não vale a pena porque vão continuar a SUCEDER COISAS ESTRANHAS NÃO SE SABE BEM PORQUÉ COMO ME DISSE UMA VEZ UMA PESSOA QUE ESTÁ NO CLUBE HÁ MUITOS ANOS


    Até pode ser...mas eu não acredito desculpem lá

    ACREDITO QUE O BENFICA VOLTARÁ A SER MESMO CLUBE QDO NOS SEUS JOGOS SE VIREM SÓ E APENAS BANDEIRAS E SÍMBOLOS DO BENFICA

    MAIS NADA

    AH E QUEREM QUE VOS FALE NAS MODALIDADES AMADORAS NOS ÚLTIMOS ANOS TAMBÉM?

    NÃO VALE A PENA POIS NÃO?

    O SL BENFICA ERA UMA COISA, UMA HISTÓRIA FANTÁSTICA

    O NN BENFICA É OUTRA COISA, OUTRA HISTÓRIA E MUITO TRISTE

    Saudações benfiquistas a todos, incluindo os No Name e pedindo-lhes que mudem o nome e a imagem da claque para bem do nosso clube

    se o fizerem eu contribuirei finaceiramente para a nova claque do Benfica

    António Antunes Fernandes
    Industrial
    Sócio há mais de 40 anos
    Fui a todas as Finais Europeias do Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  6. eh pá, que cretinas estas matilhas das claques. o inferno da luz é uma expressão da década de 1960, antes de os meninos malcriados das claques aparecerem. a estupidez é, de facto, património infinito da humanidade.

    o slb devia fazer um referendo à existência das claques. 90% dos sócios diria para acabar com essa escumalha. eu, sócio há 23 anos, di-lo-ia.

    bergessos...

    ResponderEliminar
  7. As claques são a alma do estadio da luz, só não vê quem não quer.
    No Name Boys KORPS

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...