domingo, 3 de fevereiro de 2008

O apito que não apita...

Não sou adepto das teorias da conspiração, mas não posso deixar de chamar a atenção para este ponto, quando estamos quase a entrar no último terço do campeonato: será que os árbitros das associações de Braga, Castelo Branco, Madeira e Viana do Castelo estão proibidos de arbitrar jogos do Benfica?
Vítor Pereira, ex-árbitro internacional, e cuja eleição para presidente da Comissão de Arbitragem da Liga foi vista como uma lufada de ar fresco num organismo que tem sido um dos maiores "cancros" do apodrecimento do futebol português, tem de responder a esta questão.
Como já aqui ficou demonstrado através de fontes insuspeitas, o Sport Lisboa e Benfica tem sido claramente prejudicado pelas arbitragens. Ainda ontem, na Luz, contra o Nacional, o árbitro Olegário Benquerença, que se tivesse um pingo de vergonha nunca mais entrava na Luz, teve uma arbitragem chamada "habilidosa". Bastava que cumprisse as leis do jogo e tivesse expulso o defesa do Nacional, Cardozo, depois daquela patada em Katsouranis e tudo seria diferente. Isso não invalida, é claro, que a equipa do Benfica, com as suas más exibições, tem "ajudado" a branquear estes casos.
Voltemos a Vítor Pereira. Como explica o senhor presidente da Comissão de Arbitragem da Liga que em 18 jornadas, o Benfica tenha sido arbitrado quase esmagadoramente por árbitros de 4 associações: Porto, Leiria, Lisboa e Setúbal. Só da Associação de Futebol do Porto, foram 6 vezes, mais de 33%; de Setúbal, 5 vezes, de Lisboa, 3, e de Leiria, 2 vezes.
Quanto a nomes, os únicos árbitros que já repetiram o Benfica são bem conhecidos: Olegário Benquerença, de Leiria (2); Paulo Costa, do Porto (2); Paulo Paraty, do Porto (2); Bruno Paixão, de Setúbal (2); João Ferreira, de Setúbal (2).
Não há dúvidas que no que às nomeações de árbitros diz respeito, o nome do Benfica faz reduzir o leque de escolhas. Será porque os outros ainda estão em fase de formação para apreenderem todas as virtuosidades do "sistema"?

1 comentário:

  1. amigo, vá por mim, o mais fácil é apontar erros aos árbitros.... gostava de o ver aqui comentar as falhas dos centrais, do guarda redes e para não falar dos falhanços do barrete Cardoso... depois de enumerar tantos erros aposto que até esquece que havia um árbitro em campo, errar é humano, mas no caso dos jogadores do Benfica começa a ser desumano ... não vá na conversa do presidente, isso é aoenas e tão só o que ele pretende para afastar os maus resultados da contestação... e começa a sentir-se um movimento de revolta....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...