segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dias decisivos

Benfica - 2; Belenenses - 0 (28ª Jornada). Foi melhor o resultado do que a exibição. Foto: Marcos Borga (Reuters).


Lucílio Baptista já não engana ninguém...
A semana que agora começa vai ser decisiva na atribuição do segundo lugar do campeonato, que dá acesso directo à Liga dos Campeões. Digo isto porque se alguém tinha dúvidas de que existe um "sistema" implantado no futebol português e que se mantém independentemente de quem dirige os destinos dos órgãos da Liga ou da Federação, a nomeação e posterior actuação do árbitro Lucílio Baptista em Alvalade, no Sporting-Marítimo, veio provar a razão desta tese. O "sistema" não está interessado na verdade desportiva e, portanto, age segundo critérios conjunturais, que permitam a sua sobrevivência - a sobrevivência dos patamares intermédios de decisão, a legião de figuras anónimas, que ninguém conhece, mas que detêm os pequenos poderes, os que fazem o "sistema" funcionar.
Para a sobrevivência deste "sistema" é imperioso que o Sporting seja segundo. Por isso, a nomeação de Lucílio, um árbitro amigo do verde, mas que nada tem de ambientalista. O problema começa agora.
A vitória do Benfica, num jogo em que foi melhor o resultado que a exibição, e a derrota do Vitória de Guimarães, coloca os encarnados muito próximos do segundo lugar. Ora, o pior que pode acontecer para este "sistema" é o Benfica atingir o lugar que dá entrada directa na "Champions", porque a cruzada de credibilização do futebol português que tem sido encetada pelo presidente do Benfica precisa de espaço, de vitórias.
É por isso decisivo que o árbitro do Paços de Ferreira - Sporting, da próxima jornada, seja alguém que não se deixe manietar pelo "sistema" e que não tema represálias se tiver que agir mesmo contra os interesses dos de verde.
Esperamos que o treinador do Paços de Ferreira, José Mota, sempre tão pródigo em criticar as arbitragens, exija agora um árbitro rigoroso, exemplar, e que aja segundo as leis do jogo, único critério admissível. Os pacenses jogam a permanência e, por isso, espera-se que apelem a um juiz imune aos ditames de um "grande".

7 comentários:

  1. Bom artigo

    O penalty em Alvalade depois de não marcar dois no Bessa a favor do benfica é simplesmente surrealista.

    É o sistema a funcional.
    .

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo

    O penalty em Alvalade depois de não marcar dois no Bessa a favor do benfica é simplesmente surrealista.

    É o sistema a funcional.
    .

    ResponderEliminar
  3. Se calhar esse cromo que vai apitar o p.ferreira-sporting chama-se BRUNO INTRUJÃO...OU O PEDRO HENRIQUECIDO...
    Aquele que se voçê diz ser verde ainda o roubou mais o SPORTING do que outro qualquer, desses VERDES é que tenho medo...NA DÚVIDA MARCAM SEMPRE CONTRA ,para não levantar suspeitas .

    joão brandão

    ResponderEliminar
  4. ENTÃO NÃO É QUE ACERTEI!!!!!!!??
    É MESMO O BRUNO INTRUJÃO NA MATA REAL A APITAR O P.FERREIRA-SPORTING.
    VAMOS LÁ VER DE ONDE VEEM AS SUJESTÕES DOS 'APITOS'.

    joão brandão

    ResponderEliminar
  5. ....ora aqui está,como diz o anterior,joão brandão....Bruno Intrujão para o jogo da capital do móvel...tá bonito tá..!!!...e conhecem o Jorge Sousa ?...vai ao Restelo...enfim,a nós toca-nos o Pedro Proença,na Amadora...fico curioso,mas bastante apreensivo !!!
    FORÇA BENFICA !!!

    ResponderEliminar
  6. É irónico que num país de preguiçosos e analfabetos só se saiba falar de arbitros...que têm de ser perfeitos e, sempre sem excepção, contribuir para a restituição do orgulho da nação benfiquista (entretanto perdido)...afinal, quando se perde, é bem mais fácil dizer que o arbitro cometeu o erro grosseiro de, nunca ter consigo uma tv para ver 10 repetições e 3 ou 4 programas de análise de futebol onde, os comentadores, mesmo no visionamento das imagens repetidamente e vezes sem conta, não se conseguem entender! tenham paciencia...e algum rasgo de sensatez

    ResponderEliminar
  7. ....por acaso esse teu "jeito" de ver,também é sui generis...aqui a questão não é dar a perfeição aos árbitros,porque ela não existe,em parte alguma,e também não existe a ideia poder dar ao árbitro uma tv portátil...e a questão dos comentadores também não faz sentido que eles façam parceria em campo com o homenzinho do apito,não é ???....mas....existe um mínimo de sensatez,ou "algum rasgo",para poder discernir e bem ajuizar,quando estamos a meia dúzia de metros dos lances...mas com olhos de ver!!!...porque não se podem fazer confusões com lances completamente distintos em termos de leis de jogo,a uma distância
    perfeitamente aceitável para uma tomada de decisão,colocando e provocando os tais "preguiçosos e analfabetos" a criticar os árbitros,na semana seguinte...não acha ?...
    No que diz respeito à "..restituição do orgulho da nação BENFIQUISTA...",meu caro, para si poderá ser uma falta de "jeito" esse pobre comentário,pois o ORGULHO de ser BENFIQUISTA não se restitui em parte alguma,ele é uno e eterno !!!
    Faço votos que tenha percebido estas palavras,neste país de "preguiçosos e analfabetos",para que não tenha a infelicidade de integrar esse grupo...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...