quinta-feira, 10 de abril de 2008

Goodbye

E pronto. O Sporting caiu aos pés de uma equipa da terceira linha do futebol europeu. Portugal ficou sem equipas nas provas europeias. Hoje à noite, contra o Glasgow Rangers, os verdes tinham tudo para passar às meias-finais da Taça UEFA: um nulo na primeira mão, o jogo em casa, uma equipa modesta e sem classe. Resultado: o Sporting perdeu em Alvalade por 0-2. Pior, em mais de 180 minutos de jogo não foi capaz de marcar um golo a uma equipa escocesa que, se tem algum jogador minimamente aceitável, ele não está seguramente na defesa.
Antes, já o FC do Porto tinha ficado pelo caminho na Liga dos Campeões, frente à pior equipa que passou aos oitavos-de-final, o Schalke 04 - numa prova em que os azuis do Norte tinham algumas ilusões (como escrevi aqui).
Ilusões, também as tinha o Sporting, crente que podia sonhar com outra final da UEFA. O problema é que quando as arbitragens são rigorosas e isentas, a mediocridade vem sempre ao de cima. E o futebol do Sporting é medíocre.
Esta má prestação das equipas portuguesas nas provas da UEFA vai ter - já está a ter, com Portugal a cair para o 9º lugar do ranking - consequências terríveis para o nosso futebol. Em vez de estar preocupado em criar novos campeonatos, que não passam de uma brincadeira, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, devia estar a reflectir sobre o modo como tornar mais competitivo o nosso futebol. Foto: Nacho Doce/Reuters
Post-Scriptum 1 - O Benfica foi afastado da Taça UEFA pelo Getafe, lembram-se, nas circunstâncias em que o foi - Óscar Cardozo expulso na primeira mão, logo aos 8 minutos de jogo. Pois é esse mesmo Getafe que acaba de eliminar o todo-poderoso Bayern Munique e passar às meias-finais. Quem diria...?
Post-Scriptum 2 - Está bem como está, mas necessita de uma pequena correcção. Induzido em erro pelo comentador da RTP, que anunciou a eliminação do Bayern, não pude deixar de referir este facto. Mas, no fundo, a ideia anterior mantém-se. Há uns anos, um crítico de teatro norte-americano do New York Times escreveu um artigo sobre uma peça em exibição na Broadway. O artigo foi publicado, mas, por azar, a peça não subiu ao palco.

9 comentários:

  1. Por acaso não eliminou o Bayern, mas porque houve um árbitro bem dourado que levou os bavaros nas palmas das mãos.

    Mas mostrou ser uma excelente equipa. Mas o Schalke é que deve ser bom!

    Quanto à má prestação das equipas portuguesas (especialmente os 3 grandes+Braga) não concordo contigo.

    Não foi excelente mas não foi nada má. Fizemos 55.5 pontos (no ranking de paises) o que é superior aos 48,5 (2006/2007), 33 (2005/2006), 49 (2004/2005), 41 (2003/2004) ou 43 (2002/2003).

    Ora o problema de Portugal é o sistema da UEFA que promove a rotatividade.

    Ao aumentar o número de equipas na UEFA, temos que ter mais equipas para o calculo do Ranking. Logo é natural que o valor baixe.

    Se vires sem Belenenses e Paços, fizemos 54,5 pontos. Se divires por 5 (Benfica, Porto, Sporting, Braga e Leiria) chegas a quase 11 pontos (em vez do 7,928 que temos agora).

    Ora 11 pontos colocava-te em 4º lugar (em vez do 8º) na lista de country coeficientes de 2007/2008

    http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/data/method3/ccoef2008.html

    E no ranking Portugal passava de 8º para 6º.

    O problema não foi os pontos que Porto, Braga, Benfica e Sporting fizeram (ou não fizeram)... mas sim os poucos pontos que BElenenses, Paços e Leiria fizeram.

    Um abraço,

    V.

    ResponderEliminar
  2. Falaste cedo demais... :)

    Que jogo de Loucos

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma correcção, quem passou foi Bayern de Munique!

    ResponderEliminar
  4. Desculpa estragar-te a festa mas quem passou foi o Bayern.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro,

    Se fosse possivel corrigir o P.S.
    Como deve ter verificado quem seguiu em frente foi o Bayern e não o Getafe.

    ResponderEliminar
  6. caro consócio o bayern não foi eliminado, passou no fim com uma sorte inacreditável com uma frango para a história do guarda-redes do getafe no segundo golo

    mesmo assim o bayern não venceu e teve que ir a prolongamento

    o que não se disse do nosso clube por ter sido eliminado pelo getafe nas circunstáncias em que o fomos

    o que dirão agora do Bayern?

    que já foi um colosso europeu?

    ResponderEliminar
  7. Segundo se sabe, o Getafe não eliminou o Bayern...

    ResponderEliminar
  8. O jogo do Getafe e o Bayern também foi viciado e no final passou o Bayern e não a equipa dos arredores de Madrid.

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos, obrigado pela vossa atenção, que me levou já a escrever dois textos - um post-scriptum 2, no "post" Goodbye; e um "post" que intitulei de "Errata". Mas, como podem ver, não modifiquei uma linha ao que inicialmente escrevi, porque, se é certo que foi o Bayern que passou, também é certo que o Getafe mostrou ser uma equipa bem superior aquilo que diziam.
    Obrigado, mais uma vez.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...