sexta-feira, 18 de abril de 2008

Águias e abutres

Esta iniciativa não pode ser contra ninguém. Tem de ser pelo Benfica, sempre pelo Benfica. Não façamos o jogo dos nossos adversários, que só nos querem desestabilizar e dividir. Somos um clube democrático e popular, mas temos de defender e respeitar quem representa a nossa Instituição - a causa que nos une -, o nosso Benfica.

Bagão Félix diz que é águia, não abutre. Mas os abutres começam a agitar-se e a pairar por aí. Não são os sócios e adeptos que legitimamente se sentem desiludidos, agastados, magoados com o que se está a passar – e cujas movimentações já se fazem sentir.
Mas são sempre os mesmos “papagaios” que nas horas más afiam a língua e destilam a bílis. O Benfica não precisa de “treinadores de bancada” encartados e iluminados. Precisa de se reorganizar, de se refundar, em clima de solidariedade, de união. Por isso, deixo aqui um conselho para o futuro: a criação de um órgão consultivo que aglutine as diversas sensibilidades e tendências do clube, que sirva para pensar o Benfica.
Guerrilhas avulsas, ideias esporádicas, reacções a quente, não ajudam, não acrescentam, apenas criam mais instabilidade, mais divisão, mais problemas.
Não comento as palavras de Jaime Antunes, um consócio que merece respeito, até porque já teve a coragem de ir a votos; nem as de Gaspar Ramos, um antigo dirigente que, no seu tempo, fez coisas boas mas também cometeu muitos erros históricos; nem as de José Manuel Capristano, um ex-vice-presidente de João Vale e Azevedo. Como clube democrático e popular, o Benfica nunca coertou nem coertará a opinião de ninguém.
Nos momentos difíceis é fácil lançar críticas, apontar soluções, descobrir novos caminhos. Mas quem só aparece para dizer mal, não parece ter a credibilidade necessária para devolver o clube às vitórias.
Está convocada para amanhã uma manifestação de sócios e adeptos para o Estádio da Luz (ver cartaz). É natural que a grande massa adepta do Benfica se faça ouvir, se manifeste, se agite. É sinal que o clube está vivo, como o prova os mais de 10 mil benfiquistas que calaram Alvalade durante uma parte significativa do jogo de quarta-feira.
Mas é preciso que estas iniciativas sejam contributos positivos para refundar o Benfica, sejam sinais de que por muito que tentem o Benfica é imbatível, incomensurável, superior a tudo e todos.
Esta manifestação não pode ser contra ninguém, mas sim a favor do Benfica – a causa que nos une - por respeito à instituição, por amor ao clube, em nome de um Benfica cada vez maior.
Os sócios e os adeptos benfiquistas que participarem nesta iniciativa devem ter presente que os órgãos de comunicação social que a cobrirem tudo vão fazer para alimentar polémicas, criar divisões, suscitar ataques pessoais, “fazer sangue”. Temos de ser nós a defender o clube e não a alimentar os abutres. O Benfica somos nós.

11 comentários:

  1. Esta manif é um erro colossal sob todos os aspectos aínda por cima nas vésperas de um jogo com "eles", que interesses obscuros estarão por trás ?

    ResponderEliminar
  2. Que não se antecipem eleições nenhumas! A única coisa que deve ser antecipada é a formalização da nova estrutura do Benfica para a próxima época!

    Se querem tácticas de guerrilha então: Bloqueio a tudo o que seja anti-benfica, a começar pelos jornais e pelos jogos em estádios que não sejam o do Benfica!

    BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  3. O Dr. Bagão félix teve uma frase lapidar:
    Sou águia e não abutre!
    Eu também sou águia, gloriosamente!
    E contibuo, embora a 300 Kms de Lisboa, com quotas de 3 sócios, 2 lugares cativos, accções e obrigações.
    Os abutres são conhecidos (alguns) e já chegam.
    O que é necesário é reestruturar o clube e criar um Conselho Consultivo ou algo semelhante para que o Presidente que tem feito um grande/enorme trabalho naquilo que sabe ouça a siga opiniões abalisadas de quem sabe de futebol.
    jraugusto

    ResponderEliminar
  4. FIM DE CICLO


    Não me lembro de uma época calamitosa como esta, quer dizer, talvez com o Artur Jorge e com o Manuel José as coisas terão sido semelhantes.... Foi-se o campeonato, a Uefa, a Liga dos Campões, a Taça da Liga e a Taça de Portugal.

    E a propósito de Taça, não me sai da cabeça aquela eliminação, principalmente depois de estar a ganhar por dois a zero. A segunda parte foi má demais, e não exisitiu o necessário grito de alerta do banco, assim como as necessárias substituições. Como foi possível Bynia ter ficado no banco perante aquele naufrágio do meio – campo? Aliás no fim da primeira parte eu já dizia para os meus colegas de bancada (benfiquistas e sportinguistas) que o Benfica estava a recuar muito. Deu mesmo a sensação de que para eles o jogo estava resolvido....

    Naquele topo norte também era grande a confiança dos benfiquistas com “olés” e “ninguém pára o Benfica” e eu ia dizendo.... incentivar tudo bem, mas a festa só se faz no final do jogo. Parecia eu que estava a adivinhar aquele descalabro, também muito por culpa de alguns jogadores que se julgam vedetas e não passam de jogadores medianos.

    E É ESTA A MENTALIDADE QUE URGE MUDAR NO BENFICA FDS! Os jogos só acabam aos 90 minutos e deve jogar-se cada segundo como se fosse o jogo de uma vida!

    Por acaso ninguém reparou que no dia em que se confirmou a ida de Rolando para o Dragão, o presidente do Belenenses veio dizer que estva em negociações com o Benfica? Então para uns faz-se segredo e para outros já interesa dizer para os jornais que se está em negociações? Isto só merecia uma coisa: que o presidente do Benfica parasse com toda e qualqure negociaçõe e dissesse alto e bom som que o nome do Benfica não serve para promover nenhum jogador.

    O Benfica precisa de um director desportivo que seja duro, que diga aos jogadores que não recebem todo o ordenado se só ganham três jogos para o campeonato na segunda volta, caralho! É preciso que se diga ao Nelson que o Benfica não é uma passagem de modelos para mudar de pentedado de 15 em 15 dias, senão leva duas ou três chapadas na tromba. É preciso um director desportivo que diga aos jogadores que para campanhas publicitárias e desfiles de moda o Benfica não existe, no Benfica os jogadores estão ali para jogar à bola e boca fechada. Não ganham jogos, reduz-se no ordenado, caralho!

    Na equipa técnica, já que estão na moda dois adjuntos, porque não um cão de fila estilo “Octávio Machado”? Aliás, não por acaso Octávio ficou também conhecido por ir buscar alguns jogadores portistas à noite “tripeira”, porque no dia seguinte era dia de treino.

    Paralelamente, há que interiorizar que o Benfica só tem 8 campeonatos de avanço sobre o Porto, quando no início da década de 90 os encarnados tinham mais campeonatos que Porto e Sporting juntos, fds!

    Se for preciso perder um ou dois anos, vamos a isso, mas que se assuma definitivamente que vai ser assim! E sem papas na língua! Diga-se isso mesmo, que não vamos lutar pelo campeonato, que vamso tentar a Taça de Portugal e a Taça da Liga, até porque se retira pressão aos jogadores, tentando formar uma equipa jovem, mas em simultâneo fazer ver que o recreio e o circo no Benfica acabaram. Se for necessário ter um treinador e um director desportivo no mais puro estilo “ditador”, então força!

    Não por acaso Adrianse quando veio parar ao Porto tratou logo de avisar Quaresma e companhia que não iria admitir anéis e cabelos compridos. Assim começam a ganhar-se campeonatos e Taças.

    Isto que escrevo não é contra niguém. É simplesmente um grito de revolta contra o marasmo instalado e cultivado no Benfica há já vários anos. Não se pode ter um ponta de lança que marca 3 ou 4 golos por ano e que ainda por cima recebe 200.000 € por mês. Isto não é o Benfica, caralho!!!

    E quando há jogos, pelo menos dois dias fechados no Seixal sem ninguém lhes colocar a vista em cima! Além disso, treinos sempre à porta fechada para acabar com todos os mamões que vivem à custa do Benfica.

    Viva o Benfica, FDS!

    P.S: Será Rui Costa capaz de ser duro, doa a quem doer???

    ResponderEliminar
  5. É preciso ter serenidade. Neste momento todos os passos têm que ser dados com muita prudência.È claro que as mudanças TÊM de acontecer e VÃO acontecer. Não há volta a dar. Mas é necessário tentar assegurar um final de época com dignidade.

    ResponderEliminar
  6. Sou contra a manifestação por eleições antecipadas. Entendo e aceito uma manif. que vise demonstrar apenas e só o nosso desagrado pela época desportiva. Enquanto sócio sinto que esse é um direito que me assiste. Contudo, e por ser benfiquista, também acho que este é um ponto que a direcção deve debater com os sócios em local próprio e afastado dos olhares curiosos dos tais abutres. Que se faça, quanto muito, uma a.g.extraordinária que sossegue os corações dos adeptos. NADA MAIS.
    Continuo a ser de opinião que esta direcção tem feito, no geral, um bom trabalho. Merecem o nosso respeito como também entenderão o nosso desagrado e saberão, estou convicto, lidar com este momento e fortalecer ainda mais o nosso BENFICA.

    http://benficaatemorrer.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. á que dar tempo ao Vieira;+ 10 anos.

    ResponderEliminar
  8. Nao sou a favor da manifestação.
    Mas com o Vilarinho e com o Vieira ,o Benfica deixou de ser um clube democratico,perseguiram as pessoas só porque apoiaram o Vale eu na altura era sócio e não votei no Vale porque sou do Porto e para votar tinha que ir a Lisboa é claro que não fui ,mas se fosse votava Vale e Azevedo e digo-vos que não me sinto arrependido de ter acreditado no homem que tinha como treinador o José Mourinho.Expulsaram o homem,foram uma corja de cobardes,apagaram o homem da história do clube.´
    É importante que se saiba a história toda para bem do Benfica.
    Nunca irei perdoar o que fizeram ao,Capristanos,ao Antunes que trouxe o Panchito,muito menos o facto de alguém ter pedido a expulsão do grande António Sala.
    Não perdoo o que o Vieira fez ao medico Bernardo Vansconcelos um grande jogador de andebol do clube e medico em cerca de duas decadas do clube.Onde estavam os benfiquistas quando existiram estas caças as bruxas.Quando eu fui ver a final dos campeões a Estugarda em 1988,encontrei o Sala e a mulher,tinha ido ver o seu Benfica,onde estava o Vieira nessa altura.Insulta os benfiquistas e vai buscar um portista intimo do Pinto e filho,Paulo gonçalves para a Sad do Benfica,isto é um insulto a quem ama o Benfica.
    Manuel Sousa sócio do glorioso 101994.

    ResponderEliminar
  9. Eleiçoes e um erro!
    O Luis Filipe Vieira tem feito um bom trabalho!Quem tem tirou o Benfica da merda e o pos no clube com mais socios do Mundo?!

    Acabem la com estas merda e deixem o homem continuar o bom trabalho...
    A nova estrutura do Benfica com um novo treinador no final da epoca é a base para um bom futuro!

    ResponderEliminar
  10. É claro que estamos descontentes com o comportamento desportivo do Glorioso, mas isto não nos deve motivar para se convocar manifestações para derrubar a Direcção do S L Benfica, Lembremos que o SL Benfica e o seu Presidente LFV são dos poucos clubes e personalidades que tiveram a coragem de enfrentar este Polvo que está instalado no futebol Português. Eu como sócio e com as cotas pagas até final do ano, não defendo nenhuma manifestação para o efeito. Devemos estar UNIDOS Sim, VERIFICARMOS OS ERROS COMETIDOS E CERRAR FILEIRAS CONTRA O POLVO, ESSE SIM, É QUE É O NOSSO PIOR INIMIGO. O resto são manobras de diversão para nos desviarmos dos nossos objectivos. Lembremos que com este Presidente Já ganhamos no Futebol, 1 Campeonato, uma taça de Portugal, Uma supertaça e chegamos longe na Europa derrotando colossos com são o Liverpool e o Manchester United e, e também títulos no futsal, Voleibol etc.Portanto não queiramos agora destruir tudo por causa de uma época menos boa.

    Viva O Benfica.

    Um abraço a todos os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  11. No Benfica de hoje águias e abutres é tudo a mesma coisa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...