quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os números da nossa "falência"

Cristiano Ronaldo é "apenas" o sexto mais bem pago da Europa.

Não há nenhum futebolista a jogar na Primeira Liga portuguesa entre os 200 jogadores mais bem pagos da Europa. A lista, de 2007/2008, tem a chancela autoral do “Futebol Finance”, um site sobre economia e finanças do futebol, e foi elaborada com base em dados publicados em mais de 50 publicações mundiais que fizeram referência aos salários dos jogadores.
Estes valores, oficiosos, referem-se apenas ao salário pago pelo clube, não estando incluídos prémios nem contratos de publicidade.
Feitas estas referências, passemos aos nomes e números: a lista é comandada por Kaká, o brasileiro do AC Milan, com um salário mensal de 750 mil euros. O último da lista, ou seja o 200º, é Cicinho, o defesa da AS Roma, que ganha 160 mil euros – ex-aequo com Andersson, o ex-portista agora no Manchester United, e Nani, o ex-sportinguista, também no clube inglês de Old Trafford.
A lista tem outras curiosidades. Assim, Cristiano Ronaldo, o “star system” do Manchester United, apenas vem colocado no 6º lugar, com um “míseros” 640 mil euros mensais. Mas sabemos que se incluirmos os prémios e os contratos de publicidade, os valores disparam para números astronómicos.
Os outros portugueses que constam da lista são: Ricardo Carvalho, o defesa do Chelsea, num honroso 94º, com 300 mil euros/mês, logo seguindo por Paulo Ferreira, também do Chelsea, com o mesmo vencimento.
Já o lugar de Figo, o 102º, diz bem do declínio da sua carreira. O ex-melhor jogador da Europa “apenas” aufere no Inter de Milão 290 mil euros/mês. Mais atrás vêm Manniche, do Atlético de Madrid, com 250 mil euros/mês (131º), e Simão, também do A. Madrid, com 240 mil euros/mês (136º). O último português desta lista é Jorge Andrade, da Juventus, a receber 165 mil euros/mês (193º).
Estes números dizem bem de quanto é irrealista pensar no regresso de alguns destes jogadores ao futebol português. Para se ter uma ideia das ilusões que às vezes nos são vendidas, basta verificar que o 121º lugar desta lista é ocupado por um nosso conhecido, o brasileiro Fábio Rochemback - ao que consta de regresso ao Sporting – que aufere 260 mil euros/mês.
Esta é outra das curiosidades desta lista, perceber a falência do futebol português. Aqueles que julgam que os grandes clubes portugueses podem aceder a alguns jogadores mesmo tido por medianos, basta verificar o seu salário para se perderem quaisquer ilusões.
Nos 10 primeiros lugares, encontramos 4 jogadores do Chelsea: Lampard, Terry, Ballack e Shevchenko, com valores que variam entre os 670 e os 620 mil euros/mês – o que explica o facto de Abramovich querer fechar os cordões à bolsa, e o afastamento de Mourinho.

1 comentário:

  1. Se os salários dos futebolistas são de acordo com o rendimento todos os jogadores do Benfica são muito caros. Já os jodaores do Porto estão mal pagos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...