quinta-feira, 13 de março de 2008

Começar de novo (1)

Não é qualquer um que pode vestir esta camisola

O que fazer com esta equipa e com este plantel? Mudar tudo outra vez? A exibição de ontem em Getafe foi uma vergonha. Não há que esconder. Qualquer equipa mediana portuguesa: V.Guimarães, Braga, V. Setúbal, Marítimo, Belenenses, não tinha perdido a eliminatória.
Onde está então o problema, a culpa? Nos jogadores, no ex-treinador, na Direcção? Após aquela lástima, falou-se na “herança de Camacho” – preparação física paupérrima (bem dizia Simões que os treinos eram uma brincadeira), esquema táctico anárquico (apesar de Chalana ter tentado colocar um pouco de ordem).
Fala-se agora em novos protagonistas: Rui Costa e Rui Águas. Chalana e Shéu regressam aos postos antigos no final da época? E Chalana passa a ser o segundo adjunto, como foi com Camacho, que trouxe Pepe Cárcelen?
O próximo treinador deve vir sozinho e Chalana deve ser o seu adjunto. Esta ideia de que cada treinador deve trazer a sua própria “mobília” parece-me completamente desajustada. O Benfica deve contratar UM TREINADOR e não UMA EQUIPA TÉCNICA. Depois, o clube, consultando, obviamente, o novo treinador, deve escolher quem o deve acompanhar.
Voltando à equipa. Já se percebeu que existem terríveis erros de “casting”. Não há um lateral-direito bom, e um (Nélson) é apenas razoável. Três centrais têm qualidade: Luisão, David Luiz, Zoro. Edcarlos deve receber “guia de marcha”. No meio, há que segurar Rodriguez, manter Katsouranis e, claro, Petit. Maxi deve voltar a casa. Nuno Assis, é pena, mas penso que não dá mais e, no Benfica, é preciso dar mais.
Depois, Di Maria e Adu – mantê-los será uma boa opção – mais um ano de maturidade, mais integrados, mais conhecedores das “manhas” do futebol português, podem explodir para o ano. Na frente, Cardozo, claro, Makukula, talvez, Mantorras, inevitável, Nuno Gomes, dispensável. Os guarda-redes: Butt, out, Moreira, nem hesitar, tem de ficar, Quim, tudo bem. Falta um guarda-redes de nível mundial, italiano de preferência; um (ou dois?) lateral-direito bom, que os há em Portugal e portugueses; mais um central com qualidade; um nº 10 de classe mundial para substituir Rui Costa; um extremo, que pode e deve ser Simão (o Benfica pode escolher dois jogadores do Atlético de Madrid); e um novo avançado (se se chegar à conclusão que se deve substituir Makukula).
GUARDA-REDES
QUIM – MANTER
MOREIRA – MANTER
BUTT – DISPENSAR/VENDER
DEFESAS
NÉLSON – ?
LUÍS FILIPE – DISPENSAR/VENDER
ZORO – MANTER
LUISÃO – MANTER
DAVID LUIZ – MANTER
EDCARLOS – DISPENSAR/VENDER
LÉO – MANTER
SEPSI - MANTER
MÉDIOS
NUNO ASSIS – DISPENSAR/VENDER
MAXI PEREIRA – DISPENSAR/VENDER
RODRIGUEZ – MANTER
PETIT – MANTER
KATSOURANIS – MANTER
AVANÇADOS
DI MARIA – MANTER
FREDDY ADU – MANTER
NUNO GOMES – VENDER
MANTORRAS – MANTER
CARDOZO – MANTER
MAKUKULA - ?

4 comentários:

  1. Deixas o mantorras e nao deixas o Nuno gomes??????


    Nao concordo!

    Ass. Benfiquista

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o que diz mas, e dinheiro para isso tudo haverà? Não me parece com todo o dinheiro que se gastou este ano mal gasto.Há ainda um jogador que eu gostaria de voltar a ver no Benfica ...o Karagounis além do Miccoli e do Simão claro. Não concordo com a análise que faz do Nuno Gomes. Acho que é um jogador que abre muitos espaços e tem uma excelente leitura de jogo ,quando está bem claro! Não foi o caso de ontem infelizmente.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Sei que Mantorras é um jogador adorado pelos adeptos, mas já não dá mais, ou então experimentem um emprestimo por um ano para poder ganhar ritmo. Não é jogando 10 minutos de 2 em 2 jogos que vai voltar a ser o grande Pedro Mantorras.
    Apesar de nos poucos minutos que está em campo ir fazendo uns golinhos, ele perde muitas bolas. Contra o Getafe na Luz o 2ª golo é por causa de um mau passe de Mantorras a meio campo e em Madrid o golo também nasce de uma perda de bola de Mantorras.

    ResponderEliminar
  4. o nuno gomes já deu o que tinha a dar e temos que agradecer por tudo, mas não há caridades... tem que ir para um boavista ou então para um clube menor de uma liga boa, onde possa realmente ter mais empenho, pois aqui, e citando o camacho, já não tem motivação...

    concordo com o marley, o Karagounis é um jogador que nos faz muita falta, mas infelizmente não quis ficar... um pouco como o trapatoni que tinha saudades da familia e foi para a alemanha e para austria...

    algo está podre no reino da dinamarca, e pode não ser só o rei... e não vai ser o Rui Costa a mudar aquilo, eu acho é que o reino vai mudar o Rui Costa... esperemos que eu me engane no futuro...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...