sábado, 1 de março de 2008

Uma ideia de 5 estrelas

O “merchandising” é uma significativa fonte de receitas. Na Europa, há muitos anos que os clubes espanhóis e ingleses, principalmente, descobriram este filão. A venda de camisolas, como o produto-âncora de um catálogo de artigos de “merchandising”, tornou-se para os grandes clubes europeus, com milhares de adeptos em todo o mundo, uma fonte de receitas e um meio fácil, que não obriga a grandes meios tecnológicos, de espalhar a “fé”, que é como quem diz, alargar a sua base de apoio e garantir uma ligação afectiva e emocional ao clube.
Casos houve, como o de Florentino Perez, à frente do Real Madrid, que levaram esta filosofia ao limite, e à paranóia, através da contratação de galácticos, cuja venda de camisolas em todo Mundo com o seu nome, garantiria o sucesso e o lucro desta operação.
É certo que os resultados desportivos não foram os melhores, mas Florentino conseguiu que a marca “Real Madrid” penetrasse em mercados tão longuínquos como a China.
Por cá, o “merchandising” ainda não é a fonte de receitas que se esperaria. Culpa dos clubes, que entregaram esta exploração a empresas exteriores que nada sabem da paixão por um clube.
Seria fastidioso aqui apontar os erros que no Benfica, a única marca global em Portugal, têm sido cometidos, a começar pela lógica dos equipamentos alternativos, que se revela desastrosa.
Esteve, por isso, bem o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a revelar que o próximo equipamento do Benfica vai incluir 3 estrelas na camisola, uma por cada 10 campeonatos ganhos. Uma excelente ideia e uma camisola que será um sucesso.
Aproveitamos para lançar outra: que o equipamento com que o Benfica vai disputar a próxima Liga dos Campeões inclua 2 estrelas na camisola, 1 por cada Taça dos Campeões Europeus; e que a camisola com que se dispute a Taça de Portugal inclua 7 estrelas por cada 4 taças ganhas (27, mais a deste ano, 28). E, de uma vez por todas, que se institucionalize que o equipamento alternativo do Benfica é branco, todo branco!

2 comentários:

  1. Era preferível que fosse colocada 1 estrela por cada campeonato ganho nos últimos 10 anos. Sempre ficava uma melhor imagem do actual Benfica.

    ResponderEliminar
  2. a da camisola alternativa toda branca axo excelente!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...