sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cumprir e não cumprir

A Direcção cumpre, que tal começarem a cumprir também?

As ondas de choque produzidas pelas declarações do presidente do Sindicato dos jogadores, Joaquim Evangelista, mostram bem a face negra do futebol português: hipocrisia, cinismo, aldrabice encapotada. Os clubes com salários em atraso aos jogadores foram desmascarados aos olhos da opinião pública.
Evangelista teve coragem. Pintou um retrato bem negro de uma indústria que ou se regenera totalmente ou passamos a ter um campeonato disputado com meia dúzia, se tantos, de clubes.
Neste quadro de cores carregadas a chumbo, quase todos os clubes portugueses borram a pintura e os seus dirigentes saem mal na fotografia. Mas saem também mal os líderes dos órgãos que superintendem o nosso futebol: a Liga e a Federação.
Hermínio Loureiro veio recentemente tomar posição sobre o assunto. Saúda-se a iniciativa, mas teme-se que tenha acordado tarde de mais. Se não andasse tão preocupado em criar competições-fantoche, como a taça da liga, talvez pudesse ter agido mais cedo.
Agora depara-se com o caos e com a verdade desportiva manchada. Se quiser ficar na história do futebol português como um home de coragem, o que faria era, de imediato, dizer que os clubes com os salários em atraso não podem disputar as competições europeias. Mas, se a Liga não tiver essa coragem, espera-se que a UEFA a tenha.
No caso de Gilberto Madaíl, o caso é idêntico. Em vez de andar com entusiasmo infantil a defender a organização de um mundial em Portugal, devia tratar da casa antes que ela venha abaixo de vez.
Madaíl podia por os olhos nesta situação e verificar, finalmente, quão irrealista é a sua “ideia”. Se tivesse coragem, devia também defender a penalização dos clubes faltosos nas competições nacionais e internacionais. Se o não fizer, que a FIFA tome essa atitude, mesmo que isso penalize a própria selecção.
Mas quem também não fica bem nesta fotografia são os jogadores do Benfica. Segundo Evangelista, o Benfica é um dos dois únicos clubes cumpridores para com os seus atletas.
Ora, sabendo nós que o clube desportivamente não tem andado bem, com o consequente prejuízo em receitas de bilheteira; que os negócios com a transferência de jogadores, excepção para Simão, também têm sido prejudicados pelo fraco rendimento da equipa e que as receitas televisivas estão “cativas” até 2012, é de realçar o trabalho ao nível da gestão do clube que a actual Direcção tem desenvolvido.
Fossem os jogadores do Benfica tão eficazes no relvado como o têm sido na gestão do clube Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira, os dois rostos mais visíveis desta “performance”, e os títulos de campeão seriam mais regulares.
Espera-se que, no próximo ano, os jogadores sejam mais competentes, responsáveis e gratos, e justifiquem no campo o esforço que tem sido feito por esta Direcção para que recebam a tempo e horas os seus chorudos vencimentos. Pelo que se vê, os jogadores do Benfica bem podem dar-se por felizes. E que tal fazerem-nos felizes também…

3 comentários:

  1. O Apito Final rebentou, mas foi um tiro de pólvora seca!
    O Benfica e o Sporting foram constantemente prejudicados pelas arbitragens quer a favor do FC Porto, quer contra o SCP e o SLB.
    Todos os comentários e punições exemplares que deviam ter sido aplicadas aqui:

    http://amesaredonda.blogspot.com/

    e aqui:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. O Madaíl nunca tem condições para fazer o que quer que seja...

    ResponderEliminar
  3. Para o ano o evangelista está nos quadros do benfica a acompanhar o carraça.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...