segunda-feira, 19 de maio de 2008

De pequenino se torce o pepino

João Alves e Luís Filipe Vieira, uma ligação com bons resultados
As conversas em torno do próximo treinador do Sport Lisboa e Benfica têm colocado em segundo, terceiro ou último plano, um assunto que reputo de igual importância: a excepcional época que tem sido realizada pelos nossos escalões mais jovens.
Em juniores, juvenis e iniciados, o Benfica encontra-se na fase final das respctivas provas, para encontrar o campeão, sendo que em juvenis e inicados lidera a tabela classificativa. Este cenário era impensável há uns anos atrás e retrata o trabalho feito por muitos treinadores desconhecidos, como João Couto (juvenis) ou Bruno Lage (iniciados), e outros mais conhecidos, como João Alves (juniores), ou Pietra e Néné, que trabalham no sector de formação, liderado agora por Rui Águas.
Chamo a atenção para este facto porque é indesmentível que o Benfica perdeu o comboio, nos últimos anos, para Sporting, principalmente, e FC Porto, no que à formação diz respeito. Pelos vistos, aqueles que enchem a boca com a “fábrica de talentos” de Alcochete devem começar a olhar mais para o que se vai fazendo no Centro de Estágio do Seixal. Estão a nascer ali jovens craques para a equipa principal, retomando uma tradição bem benfiquista.
O Benfica do futuro deve começar a incorporar na sua equipa principal jogadores formados nas escolas da Luz, a exemplo do que acontecia no passado. O trabalho que tem sido realizado na formação é sinal de que a estratégia está correcta. Até por isso a escolha do próximo treinador da equipa principal tem de ser bem equacionada.

2 comentários:

  1. joao couto um treinador desconhecido? apenas para quem não segue com o minimo de atenção o futebol juvenil de portugal. pois esse senhor apenas lapidou alguns talentos do sporting como ronaldo,nani,joao moutinho ou hugo viana.
    É sem duvida um grande treinador dos escalões jovens.
    Esta é apenas uma "achega" não uma crítica uma vez que sou benfiquista e leitor assiduo do blog

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. IdL,

    O hugo tem toda a razao no destaque ao trabalho sustentado do Couto. é um excelente treinador, como o é o Bruno Lage tambem.


    Quanto ao Alves, como já tenho dito em geracaobenfica.blogspot.com, tenho duvidas que irá fazer uma boa fase final que ainda nao se iniciou.

    Mas veremos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...