quinta-feira, 8 de maio de 2008

O regresso ao lugar onde foste feliz?

Eriksson. Sven-Goran. Lembram-se dele? Pois é. Início da década de 80, Fernando Martins, o presidente, vivia dias difícieis. O FC Porto começava a mostrar-se, com dois campeonatos seguidos (77/78 e 78/79). Na calha para substituir o velho e respeitável Lajos Baroti, falava-se nesse carismático argentino, que tinha levado a Selecção Argentina ao título mundial em 1978, nem mais nem menos que César Luís Mennoti – um treinador à Benfica, os benfiquistas exultavam.
Chegou Sven-Goran Eriksson. Quem? Martins sofreu a bom sofrer numa assembleia geral histórica. O sueco tinha ganho uma Taça UEFA ao serviço do Gotemburgo, e depois? Eirksson, pois então.
Impressionou, desde logo, os treinos com um kiko na cabeça (julgo com a publicidade Martini). Vindo de um país sem grandes tradições no futebol, mas com um naipe de conhecimentos e de preparação invulgares para o futebol português, Eriksson começou a fazer a diferença. Diz-se que mudou mentalidades e que revolucionou o futebol português. Julgo que sim e que haverá sempre no nosso futebol um a.e. e (antes de Eriksson) e um d.e. (depois de Eriksson).
Na primeira época ganhou tudo, campeonato, taça e foi à final da Taça UEFA contra o Anderlecht, que ingloriamente foi perdida (1-0 em Bruxelas, 1-1, na velhinha Luz, onde estive, com golo a ser marcado por Shéu).
Na segunda época, “apenas” foi campeão, tendo sido eliminado da Taça pelo Sporting, nos oitavos, e da Taça dos Campeões, nos quartos, pelo Liverpool. De Roma acenam-lhe com milhões de liras e parte. Três anos na capital italiana, mais dois na Fiorentina, e regressa à Luz em 88/89 – fica em 2º no campeonato (FCP campeão), é eliminado pelo V. Setúbal da Taça na 4ª eliminatória, vence a Supertaça e vai à final da Taça dos Campeões Europeus contra o Milan, que perde por 1-0. No segundo ano volta a ser campeão (os célebres 2 golos de César Brito nas Antas), é eliminado pelo FC Porto da Taça e pela AS Roma na Taça UEFA, logo na 1ª eliminatória. Na 3º e última época, volta a ser 2º (campeão FCP); é eliminado da Taça de Portugal nas meias-finais pelo Boavista; é derrotado na final da Supertaça pelo FCPorto; não passa a final de grupos na Liga dos Campeões. Não é o mesmo Eriksson e, por isso, regressa a Itália, à Sampdoria, onde fica 5 anos, depois mais quatro na Lazio de Roma e, depois, Inglaterra: 5 anos à frente da Selecção e agora o Manchester City, de onde acaba de se despedir.
Parece que vai regressar ao Benfica. Luís Filipe Vieira e Rui Costa, segundo notícias vindas a público, estão em Manchester a tentar contratar o sueco. Digo-o: tenho admiração por Eriksson, ficará sempre na história do Benfica, espero, no entanto, que seja mais que um regresso emocional, mas é um ídolo da Luz. No entanto, como já aqui escrevi em relação a Camacho: será que se pode voltar a um lugar onde se foi feliz, para ser, de novo, feliz? Espero que Eriksson contrarie a crença popular e seja, de novo, feliz e nos faça felizes. Que sejas bem-vindo!

2 comentários:

  1. A crença popular já tinha sido contrariada no primeiro regresso, voltou a ser campeão e a levar o Benfica a uma final europeia (nas duas passagens duas finais europeias).
    Também espero que não seja apenas um regresso emocional, não é disso que necessitamos neste momento conturbado, sou da opinião que Eriksson já não deverá ter a mesma ambição que tinha nas outras duas passagens pelo Benfica, mas os conhecimentos estão lá e espero do fundo do coração que a escolha seja acertada e que o Benfica volte a conquistar títulos.

    Seja qual for a escolha como Benfiquistas deveremos apoiar, mesmo que não fosse essa a nossa opção (dentro de nós há sempre um treinador, dirigente ou jogador, daí acharmos que podemos opinar e por em causa tudo com uma certeza do tamanho do mundo)

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. É...
    a sabedoria popular tem destas coisas...
    nunca se deve voltar a um lugar onde se foi feliz.
    Por outro lado também "Não há duas sem três!"
    Vamos a ver qual delas leva a melhor...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...