quinta-feira, 29 de maio de 2008

Porquê Viseu?

Estádio do Fontelo, em Viseu: é aqui que treina a Selecção que quer ser campeã da Europa. Foto: Rui Vasconcelos

A Selecção Nacional de Futebol está a estagiar em Viseu. Porquê Viseu? Porque tem grandes condições de treino? Não. O Estádio do Fontelo, do Académico de Viseu, é um complexo desportivo antigo, antiquado, inadequado para receber durante mais de 15 dias os treinos diários e bi-diários de uma Selecção que pretende começar a disputar o título europeu daqui a uma semana, na Suiça e na Áustria.
Então porquê? Estranhamente, a ninguém se colocou até agora esta pergunta. Nem jornalistas, nem jogadores habituados a instalações e centro de estágio do mais moderno que há na Europa, se colocou esta simples questão: porquê o Fontelo?
A interrogação é mais pertinente se nos lembrarmos que Portugal, há menos de 4 anos, construiu estádios do mais moderno que há para organizar o Euro 2004. Viseu tem um óptimo hotel? Ok., mas porque não pode a Selecção viajar uns quilómetros e ir treinar a Aveiro (a 80 Km) ou a Coimbra (a 90 km) ou mesmo a Leiria (um pouco mais de 100 km)? E, depois, estas cidades também não têm instalações hoteleiras de luxo? A resposta, de tão óbvia, nem merece ser sublinhada.
Quais os interesses, então, que estão por detrás desta escolha? Portugal é um país sui generis, quando não tinha estádios com as condições requeridas, todos gritavam que assim não se podia ir a lado nenhum. Agora que os temos, a escolha recai num estádio velho e desajustado à nossa realidade desportiva e às expectativas que queremos transmitir. Era a mesma coisa que a França, com o moderno Stade de France, fosse treinar para o histórico mas velho Parque dos Princípes.
Tenho, uma explicação benévola mas mesmo assim sintomática de como em Portugal estas coisas se articulam, evoluem e se decidem. Viseu, se estão lembrados, reagiu mal ao facto de não ter sido escolhida para uma das sedes do Euro 2004. Saiu-lhe a fava, em benefício de Coimbra, Aveiro e Leiria. Quatro anos depois, os nossos responsáveis federativos e políticos encontraram a forma da compensação. Portugal é assim e, por isso, é o que é.

15 comentários:

  1. Então e justifica lá a escolha de Évora em 2006 como local de estágio da selecção?

    ResponderEliminar
  2. Tu é que és o homem das teorias...

    ResponderEliminar
  3. Depois de ver a foto com que ilustras este post não li nda mais. Santa ignorância!

    ResponderEliminar
  4. entao es donde tu la da aldeiaa pra te informarpoucos sitioos teem a kualidade do fontelo 3 relvados de 11 dois sintecticos um deles com capacidade para 2000 e outro trelvado com cpacidade para 11000,
    segundo nao ouvi dixer o scolari k tava trist com viseu ate esta muito satizfeito desde o hotel montebelo de 5 estrelas da grande cidade dos verdadeiros adeptos estadio foi remodelado e relvado espectalurar keres mais e essa foto do estadio 1 de maio sitectico de 2000 pessoas ne ja viste isso cheio entao calat pa e vai ver se a seleçao ker ia ai a aldeia po ano

    ResponderEliminar
  5. É preciso paciencia. Oh PAROLO esse é o estádio 1º de Maio, de relva sintetica. Eu sei que Viseu tem muitos estádio e que por isso podes-te confundir, mas devo dizer que o Fontelo tem melhores condições que muitos estádios da 1ª Divisão, por isso cala-te. VISEU 4 EVER e já agora muda a imagem para uma do FONTELO senão parece mal. NOOB.

    ResponderEliminar
  6. É uma vergonha associares essa foto com o post... Se não sabem do que falam, nao documentem erradamente as situaçoes...

    Esse estádio, situado no fontelo, é o estadio 1º de Maio

    ResponderEliminar
  7. Falar com tanta empáfia do velho, caduco, obsoleto, de antanho Estádio do Fontelo, e depois ilustrar o autor tão sapiente prosa com uma foto de um dos campos de treinos do complexo desportivo do Fontelo, que não o nomeado Estádio do Fontelo, atesta o conhecimento de causa do mesmo autor...

    ResponderEliminar
  8. Dá para ver que não conheces a realidade para a poderes criticar porque essa foto não é do Estádio do Fontelo!

    Apesar de ter alguns anos tem vindo a sofrer várias remodelações.

    A interioridade já é um obstáculo para o desenvilvimento...
    pior se torna quando o centralismo de alguns como tu negligenciam o resto do país que paga com aos seus impostos as tuas 4 ou 5 pontes sobre o Rio Tejo, ou as tuas mil e umas auto-estradas à volta de Lisboa, ou o teu Estádio do algarve às moscas ou o teu estádio de Leiria às moscas, ou o teu estádio do Beira-Mar às moscas!!!!

    PErcebeste a ideia????

    ResponderEliminar
  9. Em primeiro lugar, um centro de estágio (ou espaço para estágio como se lhe quiser chamar)não tem que SER somente um estádio e o que tiver não precisa de ser XL. Afinal de contas, os centro de estágio dos "grandes" portugueses têm excelentes instalações sem terem grandes estádios, como é óbvio.
    Por outro lado, existe um conjunto de condições da qual Viseu dispõe: um bom parque desportivo, campo de golfe que pode ser usado para treino físico, muitas zonas verdes, muito ar puro e muito sossego. Queres mais?
    Mas se quiseres voltar ao Estádio do Fontelo, posso dizer-te que, sem ter, obviamente, a qualidade dos estádios do Euro, tem uma qualidade superior a vários estádios onde se jogam jogos da II liga e diria até, alguns da I, com destaque para o relvado, já considerado um dos melhores do país (plantado de raíz e não feito com placas como em Alvalade).

    Ah, a propósito, na foto que publicaste, a única coisa que se vê do Estádio do Fontelo é, em fundo, uma das torres de iluminação. O que se vê em primeiro plano é o Estádio 1º de Maio, um dos VÁRIOS campos do Complexo Desportivo do Fontelo!

    Enfim, opiniões são opiniões, mas acho que perdeste uma excelente oportunidade para teres ficado caladinho e quietinho!

    Saudinha!!

    P.S.1: Quanto a Viseu não ter sido escolhida para ter um estádio do Euro, pelo que vejo hoje de muitos desses estádios e de quem tem que os manter, BENDITA A HORA em que cá não foi feito nenhum...Aveiro, Leiria, Algarve... "aguentem a buxa" dos vossos...

    P.S.2: Responde lá à pergunta do Ninja...ou és Evorense?

    ResponderEliminar
  10. meu deus,que riso...a foto que ta em cima nao é do estadio do fontelo,só ai cais logo no ridiculo,o resto do artigo tambem deve ser para rir...

    ResponderEliminar
  11. E Óbidos?!? Hein? Eu disse Óbidos??? Pois foi! Foi não foi?!? Pois foi... Porque terá sido Óbidos?!?
    Este País está de facto cheio de mistérios...
    Portugal é o que é porque há demasiadas pessoas como tu que se vão distraindo com estas interrogaçõesinhas.

    (e esta questão do "Portugal é assim..." nem sequer se põe em termos de futebol: Top Ten futebol Mundial. Tomara o resto!)

    ResponderEliminar
  12. O estádio do Fontelo é ao lado!
    Mas parabéns não errou por muito na foto...

    O problema do pessoal do litorall é mesmo esse...julgam que há dois países...um à beira-mar plantado (o melhor de todos os mundos) e um à serra especado (onde nada se passa)!

    Nós também pagamos impostos...

    E EM AVEIRO????????????????????
    Se bem me lembro, passou um resumo na televisão, em que estava péssimo o relvado do Estádio Municipal de Aveiro (ou era um pelado) ou será que se refere à qualidade do relvado do estádio Mário Duarte?

    ResponderEliminar
  13. Oh amigo !! Só errou por 60 metros ! Não é de viseu pois não ?

    ResponderEliminar
  14. meu deus, tu és de onde? este não é o estadio do fontelo!! --'
    há com cada pessoa neste país --'
    este estadio é o sintectico do fontelo, o verdadeiro estadio do fontelo, visto nesta imagem é onde esta a torre de holofotes, a maior.
    ou seja, quem consegue ver vem, consegue ver que ha 3 postes de holofotes, e é o do meio, aí sim, é o estadio do fontelo!!

    deves ser da aldeia...pois nao conheçes viseu, ja para nao falar em portugal.

    e quanto a esses estadiositos de Aveiro, Leiria, Algarve...que foi feito deles? estao as moscas? maldita a hora em que os fizeram, andamos a pagar impostos pra isto --'

    e quanto a viseu, fica a saber que é a melhor cidade para se viver, digamos que é mesmo a melhor cidade do país!!

    o fernando ruas é um grande homem, evoluiu viseu à grande, somos os melhores, VISEU!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...