segunda-feira, 17 de março de 2008

Do mal, o menos

Marítimo – 1; Benfica – 1 (23ª Jornada). Façam o favor de deixar Chalana trabalhar em paz. O “pequeno genial” não pode estar em risco até final da temporada. É escusado colocar mais pressão sobre um homem que já lidou com grandes cargas de pressão ao longo de toda a sua carreira.
Chalana montou uma equipa inteligente no estádio dos Barreiros. Devolveu Luís Filipe ao seu “habitat” natural (algo que Camacho já tinha tentado), e mais uma vez o ex-bracarense não provou.
Pôs Rui Costa no banco, com o argumento da “gestão” de esforço. Foi uma boa opção. Rui Costa vai ser preciso na máxima força para Alvalade, para que possa cumprir o sonho de terminar a carreira de Taça de Portugal nas mãos.
Um meio-campo de aço, com Petit, Bynia e Sepsi, que travou o virtuosismo das unidades maritimistas. E um Cardozo, mais ou menos acompanhado por Rodriguez. Resultado: uma primeira parte de bom nível, que chegou para marcar um golo e “salir a ganar” para o intervalo.
Na segunda parte, Chalana revelou as sequelas da companhia de Camacho – foi muito conservador. Exigia-se uma alteração da equipa para “matar” o jogo. A saída de Luís Filipe impunha-se, mas a solução devia passar por Di Maria. Rui Costa devia ter entrado mais cedo, permitindo ao Benfica controlar o jogo.
Chalana não ousou, contrariando a sua natureza, o Marítimo empolgou-se e conseguiu empatar, num lance em que foi patente a falta de qualidade de Edcarlos. Conclusão: não vem mal nenhum ao mundo, mais este empate. O Benfica regressa ao segundo lugar, que dá acesso directo à Liga dos Campeões, e no meio de uma época conturbada a exibição e o resultado dos Barreiros foi um mal menor.
O campeonato vai parar 15 dias. Tempo para Fernando Chalana conseguir “tempo” para trabalhar os jogadores, aperfeiçoar automatismos e conseguir fazer passar a sua mensagem, nos jogos que ainda faltam para terminar a época.
Paciência e nervos de aço são precisos. Não às precipitações. Foi bonito ver Fernando Chalana, Rui Águas e Shéu Han, impecáveis nos seus fatos com o símbolo do Benfica na lapela, dirigindo-se para o banco. É apenas um pormenor, mas é um pormenor significativo.
Se calhar esta é a imagem mais forte do Benfica nos Barreiros, e é uma imagem que tem de se projectar no futuro. Um futuro que ainda passa por Chalana e que vai passar por quem incorporar a mística e a dimensão gloriosa de um Benfica que vai começar de novo para ser imparável.
Foto em www.slbenfica.pt - mais um golo do "senhor 9 milhões"

2 comentários:

  1. Agora já não importa os pontos perdidos...percebe-se
    Guardar o 'maestro' para a taça
    essa é de rir...
    O Luis Filite no lugar original?
    Mas ele estava na bancada?
    Mas o Benfica 'cheirou a diferente para melhor na 1ª parte...
    Na 2ª foi igual ou pior que o habitual.
    Safaram-se conseguiram ganhar um ponto...não perderam 2.

    ResponderEliminar
  2. Estou inteiramente de acordo quando dizes que devemos deixar o Chalana em paz e deixá-lo fazer o seu trabalho.

    Quanto ao jogo, cheguei a pensar que íamos ganhar, mas Edcarlos, uma vez mais, deitou tudo a perder...

    Cardozo já leva 19 ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...