quinta-feira, 27 de março de 2008

O Benfica do futuro

O novo organograma da estrutura do futebol do Benfica tem dado azo a muitas especulações. Ainda sem treinador principal oficialmente apresentado, o que só demonstra o rigor de gestão desportiva que Luís Filipe Vieira tem protagonizado, apesar dos nossos adversários afirmarem o contrário, o encaixe das peças no puzzle benfiquista tem dado a volta à cabeça a muita gente.
"O INFERNO DA LUZ" não quer que ninguém perca a cabeça ou gaste os neurónios a pensar como vai ser a nova estrutura dirigente, quem vai mandar em quem, quem tem mais poder, quem perde poder, etc...
Nós sabemos que o Benfica faz vender muitos jornais e dá muito "share" televisivo, mas já foi tempo em que o clube era dirigido de fora para dentro. Agora, as decisões são internas e geridas em nome de um interesse superior chamado Sport Lisboa e Benfica.
Mas, na sociedade mediatizada que vivemos, também não escapamos a dar a nossa opinião sobre os assuntos do maior clube do Mundo. Assim, colocamos aqui para apreciação e comentário o "novo" organograma do Sport Lisboa e Benfica.
Na linha da frente, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, a quem todos têm que responder - a Administração da SAD e o seu Gabinete da Presidência, composto pelo Chefe de Gabinete e "staff" pessoal de apoio, ao nível de secretariado e administrativo.
Depois, claro, Rui Costa, com a denominação de "director desportivo, à semelhança dos grandes clubes europeus, com a responsabilidade da gestão do futebol profissional e de todas as questões que envolvem a principal equipa do Sport Lisboa e Benfica. Esta gestão, que envolve renovações, contratos, aquisições, estágios, planeamento da época, será tratada em linha directa com o novo treinador principal.
Do outro lado, aparece Rui Águas, com intercâmbio directo com Rui Costa. Para Águas está destinado um apoio mais consequente às camadas jovens, prospecção de mercado, solidificação de um modelo de jogo uniforme em todas as categorias, jogadores das camadas jovens que podem integrar o plantel principal, etc.
A ligação estreita e directa entre Rui Costa e Rui Águas, será um dos factores de sucesso desta nova estrutura organizacional. Os dois respondem directamente ao Presidente. Depois, os degraus da estrutura, representados no esboço, são perfeitamente entendíveis.
O Departamento Médico tem de estar intimamente ligado ao treinador principal, para que acabe de vez a saga das lesões, assim como o papel de Shéu, uma "velha glória" imprescindível, pelo seu profissionalismo e benfiquismo, com a área da logística e organização. Shéu deve também ser o representante do Benfica nos sorteios nacionais, como a Taça de Portugal. Um elemento com estas funções também deve estar junto das camadas jovens.
Depois, Rui Águas deve ser informado a par e passo do que se passa ao nível das camadas jovens: juniores, juvenis, iniciados, infantis e escolinhas, que têm tido bons desempenhos. Nesta tarefa, o papel de antigas glórias, como João Alves, Pietra e Néné, é fundamental.
Isto é apenas um exercício especulativo. Que queremos que suscite o maior número de reacções possível. É do Benfica do futuro que estamos a falar.

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/view_play_list?p=A0A8F7FFAF9EE1BF

    Obrigado Jorge Costa, Jardel, Ricardo Costa, Fernando Couto, Kostadinov, Nuno Valente e Bruno Alves!!!

    Façam o favor de promover!

    ResponderEliminar
  2. Bem eu teria vergonha de proover quer o Jorge Costa quer o Bruno Alves, quer o Fernando Couto. Porque são e foram jogadores de uma agressividade e brutalidade que nos envergonham. Quanto ao jardel tudo está dito deve ser um exemplo como pode acabar a carreira de um jogador. Os outros não os tenho que promover porque não são do Benfica e eu não sou propriamente um divulgador de talentos ou pseudotalentos.
    Acho graça foi a transferência inflacionada de alguns jogadores do Porto para o Chelsea.
    Mas tudo fica para depois. O mais importante era nós encontrarmos uma filosofia de jogo, um bom treinador e bons executodres dessa filosofia.

    Obrigado Pedro mais uma vez

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...