segunda-feira, 31 de março de 2008

Rui Costa: dois "murros" no sistema

Benfica - 4; Paços de Ferreira - 1 (24ª Jornada) - O futebol português vive um momento histórico. Esgravatando na crosta do processo “Apito Dourado” pode descobrir-se uma segunda camada que revela uma luta fraticida entre duas maneiras de ver o futebol.
Uma que aposta em manter o “status quo” granjeado ao longo de mais de duas décadas; outra que pretende um futebol mais credível, mais limpo, mais transparente, como forma de rentabilizar uma indústria de milhões e de paixões.
Fernando Chalana, no seu jeito de menino-grande com enorme coração benfiquista, não demorou muito a encontrar as palavras, nem a medi-las. Genuínas e puras, elas saíram-lhe com a raiva de quem se sentiu espoliado, no final do jogo de ontem contra o Paços de Ferreira: “Querem-nos puxar para baixo”, disse.
Alguns defensores do politicamente correcto, corados de vergonha, vieram logo dizer que não eram palavras condizentes com o estatuto de treinador do Benfica. Pobres espíritos, que não sabem o que está em causa!
Chalana colocou o dedo na ferida, sem mesuras, que “quem não se sente não é filho de boa gente”. O árbitro Elmano Santos vinha com a lição bem estudada, mas não contava com um grande Rui Costa e um eficaz Rodriguez. Nem contava com um Benfica “à Chalana”, combativo e com as pedras em “su sitio”.
Estranhei não ouvir José Mota, o treinador do Paços de Ferreira, sempre tão pródigo em criticar as arbitragens, a falar do lamentável “trabalho” de Elmano Santos. Até final da época, o “sistema” tudo fará para arredar o Benfica do 2º lugar.
É preciso estar atento às nomeações dos árbitros para os nossos jogos, a começar no próximo contra o Boavista, no Bessa. Chalana já percebeu tudo e já viu o filme todo. O “pequeno genial” não vai ficar calado quando tiver que chamar os nomes aos bois. O “sistema” está moribundo mas ainda estrebucha. Todos os cuidados são poucos! Foto: Marcos Borga (Reuters)

3 comentários:

  1. Pedro! Obrigado!
    Concordo em absoluto é só ver o que ontem se passou no jogo entre o Porto e o Belenenses, nem o Quaresma deu que tinha sofrido falta, pois levantou-se e ia continua a jogar.Realmente não querem que o benfica vença ou faça grandes exibições. Lembram-se do leixões. Este ano o jogo de ontem contra o Paços foi a melhor exibição do Benfica tirando a com o Milan e mesmo assim, não sei. Na realidade não são os jogadores que não estavam motivados, eram os gritos do treinador para dentro do campo, gritos e só gritos( que eu ouvia da bancada sapo) que representavam um vazio de ideias e um nervosismo constante para quem está em campo. Eu não queria cá mais ninguèm, o Chalana, o Rui Aguas o Cheu e o Rui Costa mais o João Alves o Néné e o Pietra, chegam, o futebol é uma grande interacção entre os jogadores e o treinador e eu acho que Chalana consegue, dá alegria. Dizem que a mistica acabou, o Benfica já foi já não é diz o professor de um certo canal de televisão que muito tem feito para lançar o septicismo no meio da nossa massa associativa. Mas eu pergunto, a Alemanha ficou destruída depois da guerra, hoje é então o país que é porquê? Porque os alemães souberam debelar o mal e construir o bom graças à mistica ou seja ao amor ao seu país. Pode dizer-se que a mistica é emocional é verdade!, mas é a emoção o sentimento o afecto o amor que precede a inteligência que permite a obra. Pode perguntar-se porquê comparar o Benfica com a Alemanha? mas alguém tem dúvidas que em 2000 quando Vilarinho e Vieira chegaram ai Benfica o clube era só escombros.

    Obrigado Pedro pelo teu amor ao nosso clube, nós somos os românticos, não me importo,quem não gosta de Chopin, quem não é capaz de associar os passos de Rui Costa para Rodriguez ou Cardozo a um adagio magestojo sobretudo quando, ela vai, pelo cumprimento das leis da fisica direitinha lá para dentro

    ResponderEliminar
  2. Eu estava no Estádio, a jogada do penalti decorreu bem na minha frente, a poucos metros e eu vi claramente o Nelson tocar, ligeiramente mas tocar, talvez ele nem o quisesse fazer mas a verdade é que esse ligeiro toque desequilibrou o adversário. Penalti!!! Nós temos é de responder às adversidades, minimizar os erros, suplantar os adversários. è chegada a hora de nos apresentarmos fortes não escondermos as nossas fraquezas nos árbitros, nos outros, no "papão" PC que tudo pode e parece estar omnipresente em tudo o que há de errado. Mostremo-nos fortes e seremos temidos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Concerteza que o meu amigo estava no estádio, e viu que com penalty ou sem o Benfica ganhou e ganhou bem. Então também estava quando o fiscal de linha assinalou fora de jogo ao Nuno Gomes, quando não estava.
    è verdade que seremos fortes, mas eu pergunto quem aguenta tudo o que se te passado no futebol português. Gostava de saber quantos jogadores comprou um certo clube para os dispensar a vários clubes, que depois vão disputar a primeira liga com esse mesmo clube. E que por acaso, até fazem umas exibições muito fracas. Eu acho que isto também devia ser proibido, mas não conheço nenhuma lei da FIFA que o proiba. Se estou errado agradeço que me esclareçam.

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...